A decisão de Antônio Lopes de tirar Edmundo aos 41 minutos do segundo tempo e escalar dois jovens jogadores, que acabaram de subir para o profissional para a disputa de pênalti contra o Fluminense, gerou críticas por parte de alguns integrantes da diretoria vascaína neste sábado, após a eliminação do clube do Campeonato Carioca.
- Ele tirou a responsabilidade do cara que é a estrela do time e passou para os moleques. Não entendi muito bem o que ele pensou - disse um dirigente vascaíno que pediu para não ser identificado para não criar uma crise no clube ao deixar o Maracanã.
Sem o Animal na decisão de pênalti, o Vasco foi eliminado por 5 a 4 pelo Fluminense com o garoto Pablo, de 19 anos, perdendo a quinta e última cobrança. Era a estréia dele no time profissional. O meia Souza, de 19 anos, e que tem sete partidas como profissional, também foi escalado e conseguiu acertar a terceira cobrança da série.
Na entrevista coletiva após a partida, em que respondeu apenas seis perguntas, Antônio Lopes tentou explicar o motivo da substituição de Edmundo, de 37 anos, e um dos cobradores oficiais do time, aos 41 minutos do segundo tempo quando a partida estava empatada em 1 a 1 e caminhava para a decisão por pênaltis.
O técnico negou que tentou preservar o experiente atacante, que perdeu um pênalti na semifinal da Taça Guanabara contra o Flamengo, e exposto o lateral Pablo, escalado para ser o último cobrador vascaíno, quando a pressão fica ainda maior.
- Não tem nada disso. Quando tirei o Edmundo ainda faltavam oito minutos para o jogo acabar. Coloquei o Alex Teixeira para tentar dar mais velocidade e explorar o lado do Gabriel - disse Antônio Lopes.
O treinador garantiu que, aos 41 minutos do segundo tempo, ainda só pensava ganhar a partida e não fazia qualquer projeção para a disputa de pênaltis. A entrada de Alex Teixeira em nada acrescentou ao Vasco.
- Queria decidir o jogo ali. Pensei primeiro em ganhar o jogo. A substituição foi por ordem tática. Senti que poderia ganhar o jogo com o garoto (Alex Teixeira).
Durante a semana de treinos em São Januário, Edmundo treinou bastante as cobranças. E teve um bom aproveitamento.