Passadas 31 rodadas no Campeonato Brasileiro, apenas dois jogadores seguem intocáveis no Vasco. Além do goleiro Léo Jardim, Lucas Piton é o único titular absoluto do time.
O lateral-esquerdo só perdeu uma partida no Brasileirão: suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele desfalcou o Vasco na derrota para o Cruzeiro, no dia 8 de julho.
Fora isso, Piton não teve problemas de lesão e ficou longe de ser barrado. Seja com Maurício Barbieri ou Ramón Díaz, o lateral foi titular em todos os 30 jogos que atuou no campeonato. Ele foi substituído apenas duas vezes, contra o Atlético-MG, no primeiro turno, e contra o Red Bull Bragantino.
Acima de Piton só o goleiro Léo Jardim, que foi titular em todas as 31 partidas do Vasco.
Isso se dá pela regularidade de Lucas Piton, que tem tido atuações seguras e é frequentemente elogiado por torcedores. O lateral tem três assistências no campeonato. Veja os números:
Além das boas atuações, outro fator contribui para Piton ser incontestável: ele não tem concorrência no Vasco. O reserva é Jefferson, que veio do Atlético-GO por empréstimo e ainda não estreou. Quando Piton estava suspenso, Ramón Díaz preferiu improvisar Léo na lateral.
O zagueiro, inclusive, era outro intocável no Vasco, mas sua situação mudou na última rodada. Diante do Cuiabá, Léo perdeu a vaga para Maicon e começou no banco de reservas. O camisa 3 tem 29 jogos no Brasileirão, sendo 28 como titular.
Quem tem o mesmo número de partidas (30) que Piton no campeonato é Gabriel Pec. O atacante, no entanto, não é absoluto como o lateral e foi titular em 22 oportunidades. Os dois estarão em campo nesta segunda-feira, às 19h, quando o Vasco recebe o Botafogo em São Januário.