Futebol

Titulares, Thiago Rodrigues e Yuri reencontram o CSA

Thiago Rodrigues e Yuri Lara são dois exemplos de que o Vasco, dependendo do contexto, ainda é capaz de seduzir jogadores com melhores salários e a promessa de projeção na carreira. Neste sábado, às 19h, serão titulares contra o CSA, equipe que defenderam ano passado. Na virada do calendário, preferiram o 10º colocado na Série B passada ao 5º, o clube alagoano, que ficou a apenas dois pontos do acesso.

Ambos fazem temporada positiva até o momento. O goleiro é a contratação que mais entregou a essa altura da temporada. Ganhou o apelido de “Batman” devido à máscara que usa para proteger os ossos da face. Diante das fragilidades defensivas da equipe, tem tido trabalho constante. O volante também agrada boa parte da torcida. O estilo marcador rendeu o apelido de “pitbull”.

Se a intenção de ambos é a mudança de patamar na carreira, a entrada no seleto grupo dos que ostentam o rótulo de “jogador de time grande”, o histórico do Vasco nas outras participações na Série B mostra que o caminho é justamente esse, o de destaque individual. Apenas o nome do cruz-maltino no currículo não garante mais essa transição.

Para se ter uma ideia, do time-base do ano passado, apenas Bruno Gomes e Cano conseguiram se transferir para clubes grandes do Brasil — Internacional e Fluminense. O restante ou seguiu em São Januário ou se transferiu para equipes de menor expressão, algumas na Série B, outras na Série A, ou para equipes pequenas do exterior.

Quando a equipe consegue o retorno à Série A, isso ajuda, mas nem tanto. Nas equipes de 2014 e 2016, a minoria conseguiu fazer da passagem pelo cruz-maltino um ponto de parada rumo a um clube grande do Brasil. Foram os casos do lateral-direito Madson, do zagueiro Luan, dos meias Douglas e Nenê.

Alguns titulares daquelas temporadas, com histórico de equipes menores no currículo, seguiram assim, mesmo depois da campanha de acesso bem sucedida. Casos dos laterais Diego Renan e Marlon, presenças constantes nas escalações do Vasco em 2014.

A verdade é que, com o passar do tempo e as sucessivas quedas do Vasco para a Série B, a capacidade do clube de ser esse trampolim para um jogador foi se perdendo. Em 2009, primeiro ano da equipe na segunda divisão, a maior parte do time-base deslanchou.

Fernando Prass, Fagner, Ramon, Nilton e Elton são os melhores exemplos de jogadores que desembarcaram na Colina como nomes pouco conhecidos e que depois acumularam passagens por clubes grandes. Alguns até com grandes feitos, casos de Prass e Fagner.

Promessa de bom público

Além de Thiago Rodrigues e Yuri Lara, há outros jogadores no elenco do Vasco que miram na passagem pelo clube a chance de conseguir uma ascensão na carreira. Entre eles, estão Quintero, Anderson Conceição e Erick. Getúlio é um bom exemplo. O jogador de 24 anos subiu com o Avaí ano passado e veio para o Vasco em 2022. Hoje, pode ser titular no lugar de Figueiredo, formando dupla de ataque com Raniel.

Outra mudança testada pelo técnico Zé Ricardo ao longo da semana foi a entrada de Edimar no lugar de Riquelme. A promessa tem dificuldades para se firmar.

O Vasco jogará mais uma vez diante de bom público em São Januário: 14.200 ingressos foram vendidos antecipadamente. O time tentará a segunda vitória em seis jogos na Série B, e se aproximar do G4.

Fonte: Extra Online
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160