Campeão carioca e invicto por sete meses (34 jogos). Quem acompanhou o Vasco no primeiro semestre não tinha dúvidas de que a Série B seria cumprida e vencida sem dificuldades. Porém, após uma queda de rendimento vertiginosa, a equipe chega às últimas cinco rodadas sem o acesso garantido e fazendo contas.
Na vice-liderança, o Cruzmaltino está, atualmente, a cinco pontos de distância do quinto colocado, o Bahia. De acordo com o matemático Tristão Garcia, as chances de subir são grandes, em torno de 92%.
As atuações irregulares, porém, preocupam. Considerando somente o segundo turno da competição, o Vasco é somente o 10º colocado.
A três pontos do líder Atlético-GO, o título simbólico da Série B parece já ficar em segundo plano:
"Tem que entender que toda a responsabilidade está em cima do Vasco. Venho alertando há muito tempo: jogar segunda divisão é algo particular, há jogadores específicos para a segunda divisão. Existe obrigação de ganhar, e isso pesa, tem que ter cuidado. Claro que o Vasco é protagonista. Sei que é difícil. Não vai existir nenhuma foto se a gente for campeão. Ninguém vai pintar aqui faixa de que o Vasco foi campeão da Série B. Temos que alcançar o objetivo de subir e, em dezembro, fazer retrospecto do que foi bom e ruim", declarou o técnico Jorginho.
As próximas cinco rodadas do Vasco são: Brasil de Pelotas (fora), Luverdense (casa), Bragantino (fora), Criciúma (fora) e Ceará (casa).