Futebol

Título do Atlético-PR na Copa do Brasil pode ajudar o Vasco, diz jornalista

 Uma rivalidade que começou em um jogo do Campeonato Brasileiro de 1996 entre Atlético-PR e Fluminense pode fazer com que o Furacão entre em campo com menos intensidade diante do Vasco, na última rodada da atual competição. Tudo depende, segundo o repórter Leonardo Mendes Júnior, da Gazeta do Povo, do título do time paranaense na Copa do Brasil, sobre o Flamengo, nesta quarta-feira, no Maracanã. Em entrevista ao "Redação SporTV", o jornalista afirmou que a conquista garante a vaga na Taça Libertadores e diminui as pretensões da equipe no certame nacional. Uma ajuda ao Vasco, segundo Mendes, poderia ser decisivo para o rebaixamento do Tricolor carioca e, de quebra, do rival Coritiba, a depender do resultado destas equipes na reta final da disputa.

- Pode ter certeza que a torcida do Atlético vai querer que sim (que perca para o Vasco). Em 1996, o time vinha muito bem, era líder, e teve um jogo com o Fluminense nas Laranjeiras, ganhou, mas deu uma baita confusão. O goleiro Ricardo Pinto quase morreu numa agressão (dos torcedores do Flu). Na última rodada, o Atlético pegou o Criciúma, em Curitiba, já classificado para o mata-mata. Se o Criciúma vencesse, rebaixaria o Fluminense. A torcida atleticana pediu que perdesse, e perdeu de 2 a 1, fazendo o Flu cair, apesar de ele não ter disputado a Série B. Agora, envolve o Coritiba e pode envolver o Fluminense. Se o Furacão vencer a Copa do Brasil, é bem provável que os atletas saiam de férias um pouco antes. Um Atlético campeão da Copa do Brasil não vai entrar com toda aquela energia contra o Vasco - disse.

 Após a confusão nas Laranjeiras, em 1996, que originou a discórdia, a rivalidade entre Fluminense e Furacão só aumentou. Nas semifinais do Brasileiro de 2001, o Rubro-Negro, que sagrou-se campeão, levou a melhor ao vencer o Tricolor por 3 a 2 nas semifinais, na Arena da Baixada. Em 2007, os cariocas superaram os adversários paranaenses nas quartas de final da Copa do Brasil e levantaram o título depois.

O Atlético-PR é vice-líder do Brasileirão, com 61 pontos. Com a proximidade de Grêmio (mesma pontuação), Goiás (59) e Botafogo (58), e o título nas mãos do Cruzeiro, a conquista da Copa do Brasil garante de antemão a presença na Libertadores. O triunfo deve fazer com que o clube foque na pré-temporada para 2014, disse Mendes.

Na parte de baixo da tabela, Vasco, em 18ª, com 41 pontos, Coritiba, em 17ª, com 42, e Fluminense, em 16ª, com os mesmos 42, ainda tentam se salvar da degola nas últimas duas rodadas da competição. O Cruz-maltino, inclusive, tem sido acusado de contar com a ajuda do Cruzeiro em uma suposta facilitação de resultado na vitória por 2 a 1, no último sábado, pela 36ª rodada. Na partida, o meia Julio Baptista, da Celeste, foi flagrado dizendo "faz mais um gol logo" para o zagueiro Cris, do time carioca.

Presença histórica de atleticanos

Mendes Júnior afirmou que a final da Copa do Brasil entre Atlético-PR e Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Maracanã, contará com presença recorde de torcedores do Furacão. O SporTV transmite o duelo ao vivo.

- O Atlético deve ter de 6 mil a 6.500 torcedores dentro do Maracanã. Tirando a final da Libertadores de 2005, quando teve de jogar no Beira-Rio, é o maior deslocamento de torcedores atleticanos da história. Nem em 2001, quando foi campeão sobre o São Caetano, teve tanta gente indo apoiar o time. Meia-hora depois da classificação sobre o Grêmio, já tinha torcedor com passagem comprada para o Rio.

Fonte: Sportv.com
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165