Torcida

Torcida Organizada FJV faz no seu Site Oficial, um balanço do acontecido nos

FORÇA JOVEM FAZ AUTOCRÍTICA

Em recente artigo, a Força Jovem fez uma análise do Vasco da Gama comparando seu passado que muitos querem esquecer, com o Clube que começa a surgir. No entanto, a direção da torcida percebeu que faltou alguma coisa muito importante nessa análise: a sua própria autocrítica. Hoje a FJV vem a público admitir sua parcela de culpa na história do clube.

A crítica é para a própria Força Jovem, mas se estende a nação vascaína, pois todos nós criamos um monstro e fomos manipulados pelos seus interesses, que não eram os mesmos do Club de Regatas Vasco da Gama. E como foi difícil matar o monstro.

DIRETORIAS ANTERIORES VENDERAM A TORCIDA

Nesse período, de aproximadamente 10 anos, as últimas diretorias da maior torcida organizada do Vasco da Gama abandonaram a torcida, até gerando uma dívida no CNPJ de quase 50 mil reais e abandonaram também o verdadeiro ideal, que é o bem do clube. Tudo em troca de ingressos e mordomias que o antigo mandatário do clube oferecia, na tentativa de se perpetuar no poder. Para a Força Jovem também era extremamente nocivo, pois comprometeu sua independência e transparência, desgastou seu convívio com o vascaíno em geral e denegriu sua imagem perante a sociedade vascaína.

A DIVISÃO DA FORÇA JOVEM

Mas além da imagem, o fato desses grupos do passado terem se vendido, ocasionou sérios problemas internos que comprometeram gravemente a estrutura e até mesmo a força da torcida. Um severo desgaste interno terminou com a saída de vários membros importantes que não concordavam com aquela absurda postura.
Esse êxodo de integrantes dividiu a Força Jovem e como consequência foram criadas várias torcidas. Nunca é demais lembrar que o enfraquecimento de uma torcida gigante como a Força Jovem também é prejudicial ao Gigante maior, que é próprio Club Regatas Vasco da Gama.

O MENSALÃO

Assim como aconteceu no Vasco da Gama, interesses pessoais passaram por cima da instituição. Interesses de grupos que venderam a torcida em troca de um mensalão, que inclusive foi comprovado em auditoria realizada pelo clube recentemente.

Mas nem todos faziam parte desse grupo. Na verdade, ele era minoria. Mas a reação que deveria vir dos verdadeiros vascaínos idealistas foi freado por sérias ameaças de elementos e grupos de origens diversas, tanto de dentro do clube, e até mesmo de fora do clube. Ou seja, não só o Vasco da Gama, mas também uma das principais armas com poder de mudança, estava refém de interesses econômicos e de poder.

Para se ter noção do que está sendo exposto com transparência única e inédita, a situação chegou a um ponto que depois que a eleição do clube teve como vencedor Roberto Dinamite, a antiga diretoria da FJV simplesmente abandonou a torcida, por ter confirmada a informação de que não receberiam mais seus mensalões.
Mesmo assim fizeram questão de levar os principais materiais da torcida, como faixa, bandeiras, bandeirão, entre outros itens, que ninguém sabe o paradeiro, mas que nada impede de terem sido vendidos no mercado negro.

ATUAL DIRETORIA SOFREU GOLPE ELEITORAL EM 2005

A atual diretoria do GRTO Força Jovem do Vasco é transparente e está trazendo o orgulho e o prazer de pertencer a maior torcida organizada do Brasil novamente, como acontecia nos bons tempos.
Ela pegou uma instituição sem materiais, abandonada e destruída, mas a está reconduzindo ao seu devido lugar com força de vontade, amor e o verdadeiro ideal.
Mas para chegar onde chegou não foi nada fácil e diversas barreiras tiveram que ser derrubadas. Ela até levou um golpe eleitoral na eleição de 2005, quando foi consagrada eleita pelo voto, mas foi prejudicada por manipulação dos interesses dos antigos mandatários do clube, que viram neste novo grupo um perigo iminente.

O golpe ocorreu quando o grupo, então vencedor nas urnas, foi convocado pela até então direção do Vasco da Gama para uma reunião. Nesta, foi perguntada sobre a sua posição em relação à diretoria do clube. Os representantes da diretoria eleita disseram então que se o Vasco estivesse bem a Força Jovem estariam bem e se o Vasco estivesse mal, a Força Jovem mal estaria.
Como para bom entendedor meia palavra basta, com essa resposta os mandatários do clube naquele momento disseram as palavras que até na imprensa ecoaram: que se assim fosse a Força Jovem não seria mais considerada torcida do Vasco, como se isso dependesse deles. A partir daí, a direção do clube passou a presentear com ingressos e diversas mordomias as outras chapas concorrentes, dando início ao mensalão.

VOLTA POR CIMA

Mas para a felicidade geral da nação (vascaína) o monstro que todos nós criamos foi também vencido por todos nós. E com a mudança política do clube surgiu a oportunidade da nova diretoria assumir e dar à torcida vida nova.
Ela ficou interina do inicio do mês de agosto até o inicio de dezembro de 2008 quando foram realizadas novas eleições. Sem mensalão, as diretorias da torcida dos últimos 10 anos sequer apareceram para concorrer. Sendo assim, a atual diretoria foi eleita e tomou posse em janeiro de 2009.
De lá para cá a nova direção vem construindo uma torcida ainda mais forte. Recompôs seus materias, conquistou uma nova sede, criou uma campanha de sócios, resgatou o poder do site oficial, fez o bandeirão, incentiva eventos e inova em todas as partidas. E o principal, não recebe ingressos gratuitos: ela os compra do clube. Isso garante sua independência, fortalece a torcida e ainda ajuda o Vasco da Gama, o grande motivo da existência da Força Jovem. Afinal de contas, é Vasco por amor, Força Jovem por ideal!

À diretoria.

Força Jovem unida e forte.


NOTA DA SUPERVASCO:

Texto extraído do Site da FJV (http://forcajovem.com.br/site/), através do link citado, pode se ter acesso a alguns documentos aqui descritos.


Fonte: Site Oficial da Torcida Organizada FJV
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150