Contratado por empréstimo junto ao Spartak Moscou, depois de uma negociação longa e complicada, Rafael Carioca finalmente vem ganhando sequência de jogos com a camisa do Gigante da Colina. Em, entrevista à Super Rádio Brasil, o volante comemora o fato:
\"Está sendo importante essa sequência de jogos. Eu estava precisando no começo do ano. Estava meio que sem ritmo de jogo. O Mancini já estava me dando mais oportunidades e com o Gaúcho consegui me firmar. Essa sequência é boa para eu conseguir desenvolver mais meu futebol, conseguir fazer as coisas que eu preciso: dar um pique para marcar, atacar, marcar. Então, isto está sendo muito importante para mim.\"
A readaptação para Rafael Carioca Foi mais difícil por conta da diferença de clima entre Brasil e Rússia?
\"No começo do ano, na pré-temporada, foi muito difícil para mim. Até dois meses atrás, também, quando o sol do Rio de Janeiro estava castigando, estava sentindo muitas dificuldades em me readaptar de novo ao estilo de jogo, ao calor brasileiro. Estava muito difícil para mim, mas hoje eu já me considero um cara readaptado já. Estou bem tranquilo com o sol. Ao frio, também. Isso aí é só uma sequência. Com o passar do tempo, isso tudo muda. A partir do momento em que você começa a freqüentar, a começar jogar, acho que isso aí tudo muda. É só uma questão de tempo. A partir do momento em que você começa a jogar, você não sente mais isso. Hoje, eu sou um cara que sou bem tranquilo em relação a isso, não sinto mais nada. A partir do momento em que você está adaptado, você está com a cabeça no lugar, você é feliz. Isso é o mais importante. Você jogando e adaptado junta uma coisa à outra, não tem como nada dar errado. Você está feliz, está tranquilo. Isso está acontecendo comigo hoje. Estou feliz no Vasco, Estou jogando, consegui ter uma sequência boa de jogos com meus companheiros. O Vasco está no caminho certo, e eu também.\"
Vitória é complicado, ainda mais por jogar em casa?
\"Acho que o Vitória é o time a ser batido, pelo que eles vêm fazendo. É um campo difícil, um calor insuportável. É um time que quando se trata de jogar em casa, fica complicado para os adversários. Em 2008, o Grêmio foi lá pelo Brasileiro e tomou quatro [4 x 2 para o Vitória, em 23/11/2008]. Acho que vai ser um jogo bem aberto. Acho que a gente tem que saber jogar, na jogar atrás para não tomar muito gol. Nosso time está bem concentrado, está bem ciente disso, o Gaúcho vem passando isso para a gente. tem que pensar no Vitória, só o Vitória agora nos interessa. Nosso time tem que estar bem focado.\"
O que Rafael Carioca espera do Campeonato Brasileiro?
\"Espero um campeonato bem difícil, bem disputado, com times de qualidade. Vejo dez, doze times com chances de tirar o título brasileiro. Acho que quem leva esse campeonato brasileiro é quem estiver com o melhor grupo, com os melhores jogadores. Claro que não só os onze, mas como o banco, o grupo todo. Acho que isso é muito importante, porque os jogadores se machucam muito, ficam dois, três jogos sem jogar. Tem que ter reposição, tem que ter bastantes jogadores de qualidade, um grupo bom, um grupo unido, um grupo fechado. Acho que quem tiver isso, leva o campeonato, por ele ser muito longo e muito difícil, também.\"