Velocidade máxima em campo. Após alguns anos, quando as equipes pequenas conquistavam bons resultados, principalmente, na preparação física, em 2007, os clubes grandes abriram os olhos e resolveram levar o início da pré-temporada a sério.
Nesse começo de Taça Guanabara, quem puxa a fila é o Vasco que, além de obter 100% de aproveitamento em dois jogos, vem mostrando que a preparação física está no mesmo patamar dos pequenos. O responsável pelo bom trabalho é o preparador físico Alexandre Mendes que chegou com o técnico Renato Gaúcho, em junho de 2005, que atribuiu os pontos que estão fazendo a diferença.
Ano passado, só tivemos dez dias de pré-temporada, o que é muito pouco. Já esse ano nós tivemos um pouco de tempo a mais para trabalhar. Alguns aspectos ajudaram muito para estarmos com um condicionamento físico melhor. Além dos 20 dias de trabalho, a base de 2006 foi mantida, os jogadores se conscientizaram que o seu corpo é a sua ferramenta de trabalho. Acredito que esses foram alguns pontos que ajudaram nessa preparação, explicou.
Alexandre Mendes disse que dificilmente os pequenos surpreenderão nesse Carioca-2007 e elogiou as duas partidas esse ano. Não digo que os pequenos não vão surpreender nesse Carioca, mas a partir de agora será mais difícil para eles. Como isso não é receita de bolo, não dá para afirmar quando a equipe atingirá o ápice. Apesar de ser início de temporada, nesses dois primeiros jogos, nós fomos muito bem, concluiu.