O técnico do Vasco, Alfredo Sampaio, ficou sem palavras ao saber que Edmundo declarou que não estava preparado para o jogo contra o Flamengo. "Não entendi essa declaração, porque ele não queimou nenhuma etapa para voltar a jogar. Fico surpreso e vou apurar isso durante a semana", disse Sampaio, perplexo.
O treinador afirmou que Edmundo não era o batedor oficial de pênaltis da equipe e também criticou a forma displicente como fez a cobrança.
"O Edmundo bateu fraco. Apesar de seu bom desempenho nos treinos, isso não quer dizer que ele é o batedor oficial do Vasco. Qualquer um dos quatro, ele, Morais, Tiago e Alan Kardec, poderia ter cobrado", disparou o técnico cruzmaltino.
Ainda na saída de campo, enquanto os jogadores do Flamengo faziam a dança do "créu", Edmundo se irritou com um repórter. Ao ser perguntado se achava coincidência voltar a perder um pênalti decisivo na mesma baliza, o jogador detonou.
"Você está de sacanagem, né?", disse ele, que na decisão do Mundial de Clubes de 2000 errou a última cobrança na decisão por pênaltis e deu o título ao Corinthians.
Desde que deixou o Palmeiras, Edmundo estava há dois meses e meio sem jogar. Alfredo explicou por que o manteve até o fim do jogo após ter perdido o pênalti.
"Porque é um jogador diferenciado e poderia decidir o jogo a qualquer momento. Mas ele sentiu um pouco o cansaço e a falta de ritmo de jogo", afirmou Sampaio.