Futebol

Treino de ontem teve jogadas ríspidas

Carlos Alberto desabafou.

Primeiro, em campo, depois de receber entrada dura durante um dos treinos mais disputados do Vasco desde o recomeço do Brasileiro, repleto de jogadas ríspidas.

Mais tarde, ainda em São Januário, o capitão se defendeu das críticas que recebeu, dentro e fora do clube, por ter sido expulso no primeiro tempo do jogo com o Vitória no último domingo. Em meio à polêmica sobre o seu comportamento, o jogador recorreu aos números para rebater a fama de mau.

— Quantos cartões vermelhos eu recebi este ano? Apenas um. E amarelos? Até agora, foram sete, sendo que um deles foi um técnico que pediu para eu forçar porque estava pendurado. Então, não entendo toda a polêmica — disse Carlos Alberto.

PC rejeita vaga cativa Em 2009, a esta altura do campeonato da Série B, Carlos Alberto já havia recebido os três cartões vermelhos que fizeram dele o jogador do Vasco que mais vezes foi expulso na temporada. O capitão conseguiu diminuir a sua ausência em campo por indisciplina, mas sabe que o rótulo persiste e sempre será lembrado todas as vezes que for expulso.

— Mas é injusto. Em 2009, em duas ocasiões, eu não escutei o apito do juiz. E na terceira, eu revidei uma cotovelada — declarou o capitão.

Contra o Flamengo, pelo Estadual, e Atlético-GO, na Série B, Carlos Alberto alegou que não tinha escutado o apito do juiz ao marcar impedimento e continuou a jogada. Como já tinha amarelo, foi expulso. Na partida com o Guarani, também havia recebido o amarelo e se envolveu em um lance com Dão, que tocou o seu rosto com o cotovelo e o capitão revidou com um empurrão.

Ontem, Carlos Alberto evitou revidar as duras entradas que recebeu durante o treino, mas reclamou com o técnico Paulo César Gusmão. O treinador mandou seguir. A filosofia de PC estimula a competição interna e põe todos os jogadores em igualdade de ser titular, independentemente de nome ou títulos conquistados. Desta maneira, todos deixam o sangue em campo. E, às vezes, o do companheiro também.

— Todos disputam uma vaga no treino. E as faltas acontecem, porque são do jogo. O Carlos Alberto, por exemplo, usa muito o corpo dele e há muito contato. E aí por ter algum deslize — declarou o atacante Éder Luís, que entra no time justamente no lugar do capitão, contra o Grêmio Prudente, domingo: — Espero que o PC coloque sua filosofia em prática. Quem vai ganhar é o Vasco.

Atento a todos os movimentos, PC gritava do meio-campo: “Vamos Zé, vamos Felipe. Estão carregando muito.Trabalha a bola”. Ao redor, São Januário parecia um campo minado. Felipe, Fágner, Fernando e Allan foram ao chão. Zé Roberto também reclamou, gesticulando, depois de uma dividida.

— Os treinos estimulam a competitividade entre eles.

Como eu falei ontem (quartafeira), ninguém tem vaga cativa no time — disse PC.

Mas, na defesa do Vasco, PC não mexe. Desde o recomeço do Brasileiro, o time levou apenas dois gols e não perdeu nenhuma das seis partidas.

— Estamos bem, mas precisamos vencer. Não levar gols, mas não fazê-los, não resolve.

Eu não me importo de levar oito gols se fizermos 10 — afirmou o zagueiro Fernando.

Ao herdar de Carlos Alberto, que jogava no ataque, a responsabilidades dos gols, Éder Luís preferiu dividir com os demais jogadores.

— Não serei fominha. O mais importante é a vitória — disse o jogador.

Ele soube pela imprensa que seria titular e revelou que pretende mudar o número de sua camisa: — Recebi a 32 porque não tinha nenhuma outra. Mas vou mudar para a 7 (de Jefferson, que deixou o clube).

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150