Grande parte da zaga do Vasco em 2010 estará recheada com um temperinho especial. Do futebol de Minas Gerais, mais especificamente do Cruzeiro, chegou Gustavo e vai pintar Thiago Martinelli - que teve última passagem pelo Japão. Além deles, Gian, ex-Ipatinga, segue no grupo.
O fato curioso já diverte os jogadores, que estão animados pela disputa de posição. De estilo técnico, o mais antigo deles na Colina não se incomoda com as contratações e crê em seu potencial para manter a camisa 3, que foi sua neste ano.
- Vamos ver no que vai dar tantos ex-mineiros juntos (risos). A cobrança no Vasco já vai ser bem maior agora. Quem estiver mais focado nisso sairá na frente. Aqueles que estão chegando aqui vão competir de igual para igual conosco - disse Gian, em referência aos cariocas e companheiros que seguirão no clube, Fernando e Dedé.
Na verdade, porém, nenhum dos novos reforços que substituem Titi e Vilson nasceu nos arredores de Belo Horizonte. São dois paulistas e um capixaba. Assim, timidez não vai ser problema no Vasco.
- Na base, acompanhei o Thiago (Martinelli), que era do Rio Branco, quando eu estava no Guarani e sei da grande liderança que ele tem. Já o Gustavo fez bons trabalhos em grandes clubes. Acho que o perfil é parecido, individualmente o Vágner Mancini está bem servido de zagueiros - sentenciou Gian.
Como nos outros setores, a diretoria cruzmaltina baseou-se nas oportunidades de mercado para ter tais jogadores. A ligação entre eles por meio do Estado foi ao acaso. O que o Vasco de 2010 prega, de acordo com Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol, é a vontade de cada um dos contratados de vestir a camisa e dar a volta por cima, o que não falta a Gustavo e Martinelli, que não tiveram êxito em 2009.
- Apesar da lesão (que o afastou por seis meses), minha passagem pelo Cruzeiro foi muito boa, ganhei o título mineiro e joguei a maioria das partidas - contrapôs Gustavo.
Antes rival, ele vibra pelo fato de estar ao lado de Gian e Martinelli.
- Só joguei contra eles. Quando fui para o Cruzeiro, Thiago havia acabado de sair. São vitoriosos e estou esperançoso em termos uma das defesas mais fortes do país - concluiu.