Trio parada dura. Gabriel Pec, Pedro Raul e Alex Teixeira ganham destaque e viram peças-chave do Vasco na temporada. Dos 31 gols marcados pela equipe de Maurício Barbieri, 19 tiveram participação dos três, além de nove assistências.
No empate contra o Palmeiras em 2 a 2, na segunda rodada do Brasileirão, os atacantes, mais uma vez, garantiram os gols do Cruzmaltino. Alex Teixeira – que já tem 25 passes decisivos em 2023 – deu assistência para o gol de Pedro Raul. Já Pec marcou o segundo do Gigante da Colina na partida.
Início de Pedro Raul
Contratado por US$ 2 milhões, o centroavante de 26 anos chegou para ser o dono da camisa nove – que preocupa os torcedores desde a saída de Germán Cano em 2021. São oito gols e três assistências em 15 jogos pelo Vasco, e uma relação de altos e baixos com a torcida.
Pedro Raul é o maior artilheiro do elenco, mas já perdeu três pênaltis, um deles culminou na eliminação do clube carioca na Copa do Brasil. Na ocasião, o atacante desperdiçou a chance de converter o pênalti que daria a classificação para a equipe e saiu vaiado de São Januário.
No Brasileirão, o atacante terá a chance de se redimir dos erros e já mostrou isso contra o Alviverde na segunda rodada. Ele busca repetir os feitos do ano passado, quando foi o segundo maior artilheiro do campeonato. Desde 2005, com Romário, o Vasco não tem um grande artilheiro na competição.
“Lionel” Pec
Não só de Campeonato Carioca vive Gabriel Pec. Ele vem sendo o principal destaque do Vasco neste início de Campeonato Brasileiro, marcou dois gols e deu uma assistência em apenas dois jogos. Ao todo são 10 participações: oito gols e duas assistências. É o jogador sub-23 da Série A com mais gols no ano.
Líder em participações em gols neste Brasileirão, Pec vem sendo bastante elogiado pela torcida, mas nem sempre foi assim. Antes de fazer jus ao apelido em referência a Lionel Messi, o ponta de 22 anos viveu com muitas críticas, e alternou entre base e profissional. Em 2023 parece se firmar de vez no elenco principal. O argentino Luca Orellano, que veio para ser o titular da posição, não tem tido espaço devido às grandes atuações do brasileiro na temporada.
O retorno de Alex Teixeira
O Cria da Colina voltou com status de ídolo após muitos pedidos da torcida. Foi em 2022, na série B, que o jogador decidiu ajudar a equipe a voltar para a Série A, mas não se destacou. Fez apenas dois gols e deu uma assistência em 15 jogos, gerando desconfiança quanto ao seu futebol.
No final do ano, Teixeira demorou para renovar seu contrato e não participou do início da pré-temporada do Vasco. Muitos vascaínos já não contavam com ele no elenco, outros acreditavam que o jogador ainda poderia deslanchar no clube, e foi isso que aconteceu. O atacante soma três gols e quatro assistências – o líder da equipe – em 15 jogos no ano, além de um número expressivo de passes decisivos.
Com moral
O trio chega com moral da torcida que espera mais uma boa atuação contra o Bahia na terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola na próxima segunda-feira, às 20h, em São Januário.