Futebol

Tristão Garcia: Com 64 pontos o Vasco estará na Libertadores

Que o futebol não é uma ciência exata, todos sabem. Mas se depender dos números, Botafogo e Vasco devem trocar o sonho de conquistar o título brasileiro pelo da garantia de uma vaga na Libertadores, faltando 15 rodadas para o término da competição. Com chances praticamente nulas, segundo o matemático Tristão Garcia, Vasco e Botafogo andarão de mãos dadas pelo menos nas duas próximas rodadas, quando o resultado de um influenciará diretamente no do outro. O objetivo é tirar pontos do líder São Paulo (Vasco, no sábado) e afastar possíveis candidatos à uma vaga na Libertadores do ano que vem - Grêmio, adversário do time de São Januário amanhã, em Porto Alegre, e Palmeiras, que enfrenta o Botafogo na quinta.

Os resultados dos clubes na rodada do fim de semana reduziram as expectativas da dupla. Agora, Vasco e Botafogo têm, respectivamente, 2% e 1% de chances de serem campeões. Mas o cenário para a classificação rumo a Libertadores é mais animador. A porcentagem cruzmaltina é de 55%, enquanto a alvinegra está em 36%.

- O time que fizer 64 pontos garante vaga na Libertadores - decreta Tristão, que em seu cálculos leva em conta a pontuação completa dos times, com todos os critérios de desempate, os perfis dos clubes quando jogam em casa e como visitantes, e o caminho de cada time até o fim do campeonato. (*)

Na 23ª rodada, o Botafogo soma 38 pontos. Ou seja, precisa de 26 nas últimas 15 rodadas. O passado recente, no entanto, pode deixar os botafoguenses desolados. Nos últimos 15 jogos, o time venceu quatro, empatou seis e acumulou cinco derrotas, fazendo apenas 18 pontos.

- O Botafogo somou 24 pontos nos 10 primeiros jogos. Teve um aproveitamento violentíssimo, mas não sustentou os resultados. Nas últimas 10 partidas, só fez 10 pontos. Esse é um aproveitamento de zona de rebaixamento - explica o matemático, que emenda uma comparação com os rubro-negros. - O atual aproveitamento do time do Cuca está pior que o do Flamengo (15 pontos em 10 jogos).

Já o Vasco se encontra em uma situação mais confortável. O time de Celso Roth, que tem um jogo a menos, está com 39 pontos. Para chegar à soma segura calculada por Tristão, o clube de São Januário precisa de 25 pontos. Se continuar com o mesmo desempenho das últimas 15 partidas, quando somou 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e três derrotas), assegura uma vaga na competição continental no ano que vem.

Para se distanciarem dos candidatos que lutam para entrar na zona de classificação da Libertadores, a próxima rodada será crucial. Amanhã, o Vasco enfrentará o Grêmio, às 21h45, no Olímpico, enquanto na quinta-feira o Botafogo receberá o Palmeiras no Maracanã, às 20h30. Vitória carioca em ambas as partidas aumentará a distância para os rivais. O Palmeiras figura na sexta colocação com 36 pontos, enquanto o Grêmio aparece em sétimo, com 35. O lema agora é \"uma mão lava a outra\".

No sábado, mais um dia de \"amigos\". O Vasco jogará em casa com o São Paulo e terá a chance de impedir que o líder, com 50 pontos, dispare ainda mais na tabela do Brasileiro. Frear a caminhada do tricolor paulista também beneficiará o Botafogo.

Porém, mesmo que o São Paulo tenha uma queda de rendimento na reta final, Tristão afirma que só o Cruzeiro ainda tem a possibilidade de colocar as mãos no troféu:

- Para ser um sério candidato ao título, o time teria que ter 46 pontos na 23ª rodada. Para tirar essa diferença e chegar na média, o Botafogo precisaria de oito vitórias seguidas. Já o Vasco teria que vencer cinco. Enquanto isso, o São Paulo já tem 50, ou seja, tem quatro pontos de sobra.

Ter apenas 2% de chance de chegar ao título, como aponta o matemático Tristão Garcia, não mexe com os nervos de quem joga ou comanda o Vasco. Para um clube que, no começo, era visto como candidato em potencial ao rebaixamento, poder ainda sonhar com o paraíso é uma benção. Contudo, é fundamental um bom aproveitamento nos próximos quatro jogos

- Não podemos pensar em outra coisa. Se existe chance matemática de conquistar o título, vamos brigar pela taça, apesar da boa distância para o São Paulo - avisou o técnico Celso Roth, logo depois do frustrante 1 a 1 com o Fluminense. - Mas ninguém pode dizer que as coisas continuarão assim. Temos que seguir nossa caminhada firme e forte e torcer por uma queda dos principais adversários.

O goleiro Sílvio Luiz é outro que não se entrega sem lutar.

- O São Paulo abriu mais dois pontos em relação ao Vasco, deu uma distanciada, mas, se o título ficou mais difícil, ao menos não é algo impossível - disse o camisa 1. - Nossos próximos jogos servirão para definir a nossa vida no campeonato.

Sílvio Luiz se refere às partidas contra Grêmio, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro, que o Vasco enfrenta a partir de amanhã, pela ordem. Apesar de crer que ainda possa colocar a faixa no peito, o goleiro já muda de discurso em relação à prioridade do clube.

- Almejamos primeiramente a classificação para a Libertadores - deixou escapar Sílvio Luiz. - Mas também queremos ser campeões. Enquanto houver possibilidade, a gente vai brigar por isso. Se mantivermos esse pensamento sempre, estaremos na zona da Libertadores. Uma coisa caminha junto da outra.

O arqueiro vascaíno terá um desafio e tanto amanhã. Caberá a ele conter a boa fase do gremista Tuta, carrasco que cravou três gols no Botafogo, domingo passado.

- É sempre difícil pegar o Grêmio no Olímpico, pior ainda com o Tuta desse jeito - entende Sílvio Luiz. - Joguei várias vezes com ele e sei o quanto preocupa na bola aérea. Mas terei de me impor. A defesa precisa estar bem postada.

Para Sílvio Luiz, o Vasco precisa melhorar a atual performance fora de casa. Vale lembrar que o São Paulo, líder, ganhou sete jogos fora do Morumbi, enquanto o vice-líder Cruzeiro obteve cinco triunfos.

- Já tem um tempo que a gente começou a manter um bom padrão fora de casa - lembrou o goleiro. - Nossa última derrota fora do Rio foi diante do Palmeiras, no primeiro turno. Precisamos manter o equilíbrio e ser um pouco mais constantes. E, quando der, matar o jogo, para não dar chances ao adversário.

(*)Nota do SUPERVASCO.COM: O número de 64 pontos, informado por Tristão Garcia, já vinham sido constantemente informados pelo Sistema SiMonE, do SUPERVASCO.COM, desenvolvido pelo estatístico Jared Calheiros

Clique aqui para conhecer o SiMonE

Fonte: Jornal do Brasil / SUPERVASCO.COM
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165