Líderes em seus campeonatos locais, Porto e Shakhtar Donetsk se enfrentam nesta terça-feira, às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio do Dragão, em jogo válido pela fase de grupos da Liga dos Campeões. Outro duelo que movimenta o Grupo G é Apoel, do Chipre, e Zenit, da Rússia, também no mesmo horário.
Porto e Shakhtar fazem um belo início de temporada 2011/2012. Os clubes investem milhões em contratações de jovens talentos brasileiros e praticamente são redutos verde-amarelos em seus países. Juntas, as equipes possuem 20 jogadores canarinhos nos elencos (confira a lista no guia especial da Champions).
Entre eles, estão dois velhos conhecidos do Vasco da Gama. Revelados nas divisões de base do clube da Colina, Souza e Alex Teixeira possuem histórias muito parecidas. Curiosamente, ambos chegaram à equipe principal em 2008, foram campeões brasileiros da segunda divisão em 2009, no mesmo ano representaram a Seleção Brasileira sub-20 no mundial da categoria e posteriormente se transferiram para o futebol europeu. Souza seguiu para o Porto e Teixeira foi negociado com o Shakhtar Donetsk.
Amigos dentro e fora das quatro linhas, os dois jogadores prometem um encontro amigável e muito competitivo em função das campanhas realizadas pelas equipes nos últimos anos. Apesar dos portistas serem os favoritos para o duelo por jogarem em casa, o Shakhtar apresenta uma equipe forte com uma base muita experiente em competições europeias.
O volante Souza, do Porto, acredita na capacidade coletiva do time e destaca a importância do compatriota Hulk. O camisa 23 também elogiou o trabalho que a equipe está fazendo neste início de temporada com o novo técnico Vítor Pereira. O jogador falou ainda da motivação extra que é jogar a Liga dos Campeões.
O Hulk conseguiu um status de nível mundial e isso é bom para a gente. É um líder dentro e fora de campo. Ele tem muita qualidade e todos ganham no time até pelo grande trabalho que o Vitor Pereira vem fazendo. Com isso tudo, minha motivação para esse jogo está lá em cima disse.
Por outro lado, Alex Teixeira prefere acreditar na experiência do time em competições europeias e nos restrospectos recentes da equipe ucraniana, que iniciou as suas quatro últimas presenças em fases de grupos da Liga dos Campeões e uma na Liga Europa, em 2009/10, com vitórias.
Ultimalmente o Shakhtar tem crescido muito por ter conquistado uma Uefa. Acho que nosso time vai dar muito trabalho nessa Champions League. Todos estão focados para fazer o melhor. Nosso time é muito disciplinado dentro de campo e nosso ponto forte nesse jogo vai ser o contra-ataque. Temos total chance de ganhar essa partida finalizou.
Ao todo, os times se enfrentaram apenas duas vezes na história em competições continentais. Os únicos confrontos entre as equipes foram nas quartas-de-final da Recopa Europeia de 1983/84, torneio realizado entre as temporadas de 1960/61 até 1998/99 . No jogo de ida, o Porto ganhou de 3 a 2 em casa. Depois, em Donetsk, o jogo terminou empatado em 1 a 1 e os azuis e brancos chegaram à final da competição, perdendo por 2 a 1 em Basileia, diante do Juventus de Platini.