Se não bastasse ter conquistado o último título no distante 1992, o futebol carioca estará ainda mais desfalcado na Copa São Paulo de Juniores, que começa nesta terça-feira. O Vasco, o último campeão do estado no torneio, e o Flamengo, vencedor em 1990, não estarão participando da mais tradicional competição das categorias de base do futebol brasileiro.
Os vascaínos não estarão no torneio, pois sua diretoria se considera sistematicamente prejudicada pela arbitragem nas últimas edições, enquanto o Flamengo preferiu que os jogadores participassem da pré-temporada e reforçassem a equipe B que vai fazer a estréia da equipe no Campeonato Carioca.
Os quatro representantes do Rio serão Fluminense, Botafogo, Ceres e Angra dos Reis. Pentacampeão do torneio, em 1971, 73, 77, 86 e 89, o Tricolor é de longe o que tem mais condições de fazer uma boa campanha, graças aos talentos revelados no Centro de Treinamento em Xerém, na Baixada Fluminense. A equipe treinada por Alexandre Gama terá cinco desfalques, já que o goleiro Daniel, o zagueiro Anderson, o lateral Ulisses, o meia Juliano e o atacante Alexandre foram promovidos aos profissionais. Entre os 25 atletas no torneio, destaque para o atacante Lenny, que já atuou no time principal. O Flu estará no grupo J, na cidade de Barueri, ao lado de Grêmio Barueri-SP, Gama-DF e São Gonçalo-RN.
Sem tradição no torneio, o Botafogo não tem maiores aspirações. O Alvinegro fez péssima campanha na recente Copa Cultura. O time estará no grupo P, em Osasco, e vai enfrentar a equipe da cidade, mais América-MG e Trem-AP. O lateral Josimar, filho do jogador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986, e o atacante Lyndson são as apostas para o futuro no clube.
Os outros dois representantes do estado são Ceres e Angra dos Reis. O primeiro está no Grupo D, com sede em São Carlos, e terá pela frente o atual bicampeão Corinthians, o CENE-MS, além do time da cidade. O Angra dos Reis ficou na chave U, em Taubaté, e jogará diante da equipe local, do Santos e do Ipiranga-MG.