Copa do Brasil já teve 23 edições e seus campeões comemoram, além do título, a vaga na Libertadores da América. Mas quem leva a segunda taça mais importante do Brasil tem um péssimo hábito: sofrer no Campeonato Brasileiro. É contra essa estatística e a desmotivação que o Vasco luta.
Em apenas cinco ocasiões, o campeão conseguiu uma boa campanha no Brasileirão e terminar entre os quatro melhores. Desses só o Cruzeiro fez a dobradinha, em 2003, vencendo as duas competições. Antes, em 2000, o próprio Cruzeiro foi bem nos dois torneios, terminando o Brasileirão em terceiro lugar. Além do time mineiro, o Corinthians, em 2002 (2 lugar) e o Fluminense com a quarta colocação de 2007, conseguiram boas posições.
Para evitar o relaxamento, o atacante Alecsandro pede que a festa pela conquista da Copa do Brasil não saia da cabeça dos vascaínos.
Enquanto houver condições vamos lutar pelo título. A motivação é ganhar, honrar a camisa do Vasco e passear de carro (carreata), como fizemos recentemente quando vencemos a Copa do Brasil. Lembrar toda a festa. Tem também o lado financeiro, vai que rola um bicho brincou o atacante, que quer o primeiro lugar:
A gente tem que se preocupar em ser campeão. No Brasileirão, os clubes entram com três objetivos: não cair, se manter na briga pelas Libertadores e pelo título. Já temos a Libertadores. Vamos jogar para ficar longe da zona de rebaixamento disse.