Sob os olhares de mais de 23.000 torcedores, o Vasco caiu perante o líder do campeonato e se afundou de vez na competição. A equipe mostrou raça e determinação, mas não foi capaz de segurar a melhor arma do tricolor paulista, a bola parada. O resultado de 2 a 1 deixou o Gigante da Colina em uma situação complicada, precisando de duas vitórias nos dois últimos jogos. Ainda assim, dependerá de uma combinação de resultados para se livrar do rebaixamento.
O Vasco começou o primeiro tempo aproveitando o apoio da torcida e partiu para o ataque. No entanto, a marcação tricolor não deixava que a equipe cruzmaltina chegasse com real perigo. Por isso, o Gigante da Colina só assustava em cruzamentos para a área. Mais objetivo, o São Paulo teve a primeira oportunidade real: Hernanes recebeu livre na entrada da área e chutou para uma bela defesa de Rafael. A partir daí, o São Paulo foi crescendo aos poucos na partida e começou a impor seu jogo, aproveitando as falhas do Vasco. Aos 22, o líder do campeonato abriu o placar, em uma cobrança de falta perfeita de Jorge Wagner.
A equipe da casa sentiu um pouco o gol, mas não diminuiu o ritmo e continuou atacando. O São Paulo, por sua vez, recuou para tentar aproveitar os espaços deixados pelo Vasco. Entretanto, não houve tempo para contra-ataques. Aos 30, Mádson carregou a bola pelo meio, chutou mal, mas a bola desviou na zaga adversária e encobriu Rogério Ceni. Depois do empate, o Vasco cresceu e tomou conta do jogo. Com uma marcação bem encaixada, a equipe não dava chances ao adversário e forçava os erros de passe do adversário. No entanto, faltou habilidade nas finalizações para a equipe cruzmaltina chegar à virada.
Hugo garante a vitória tricolor
Logo aos três minutos do segundo tempo, um balde de água fria no Caldeirão vascaíno: Após cruzamento na área, a bola sobrou livre para Hugo que teve tempo de matar e encher o pé. Com o placar adverso, o Vasco manteve a vontade e continuou buscando o ataque. No entanto, o nervosismo tomou conta dos jogadores e o Gigante da Colina mal acertava passes. Aos 32 min, Edmundo jogou fora a chance do empate: Mádson fez fila pela esquerda e tocou para o meio. A bola chegou para Edmundo, sozinho, jogar a bola por cima do gol.
Enquanto o Vasco buscava o empate desesperadamente, o São Paulo, experiente, recuou e buscou aproveitar os contra-ataques. As chances para o tricolor surgiram, com Hernanes e Éder Luis, mas faltou competência para ampliar a vantagem. A equipe cruzmaltina lutou até o fim, mas teve que sair de campo com a derrota e sob as vaias de seu torcedor, que, mais uma vez, lotou São Januário para ver o Gigante da Colina ser derrotado.