Futebol

Um Vasco e Flamengo repleto de emoções

Flamengo e Vasco se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Engenhão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem perder há cinco jogos, o rubro-negro busca a vitória para afastar de vez o fantasma do rebaixamento e tentar uma das vagas para a Copa Sulamericana. O time de São Januário, que já não vence há três jogos na competição, precisa da vitória para continuar sonhando com uma vaga no G4.

Momento histórico

Pela primeira vez na história, o clássico dos milhões será realizado no Engenhão. Nos últimos cinco anos, as duas equipes só se enfrentaram no Maracanã. A última partida fora do Maior do Mundo aconteceu em 2005, vitória cruzmaltina por 2 a 1 em São Januário.

Problemas na Colina

O técnico Paulo César Gusmão ganhou problemas de última hora em São Januário. Zé Roberto deixou o treinamento de ontem após torcer o tornozelo direito. O local apresenta inchaço e, por isso, o jogador pode desfalcar a equipe no clássico desta tarde. Outro que não tem presença confirmada é Felipe Bastos. O atleta está com uma virose e terá que ser reavaliado ainda hoje. Como precaução, o Vasco levou um jogador a mais para a concentração.

Além deles, Carlos Alberto, Ramon, Max e Nilton estão entregues ao departamento médico. Jumar e Carlinhos estão suspensos.

Vitória como presente

No sábado, Léo Moura completou 32 anos de idade. Torcedor assumido do Flamengo, o capitão rubro-negro pediu de presente para seus companheiros uma vitória sobre o arquirrival. O jogador ganhou chuteiras personalizadas pela data celebrada.

Estreia como profissional

Com as ausências de Ramon, Max e Carlinhos, coube ao jovem Diogo a responsabilidade de assumir a lateral-esquerda vascaína. O jogador, de apenas 18 anos, fará sua estreia pelo profissional logo em um Flamengo e Vasco. No entanto, o capitão rubro-negro, Léo Moura, não considera que o lado esquerdo seja o ponto fraco do time de São Januário.

“Eu já tive meu 18 anos. Também já estreei. Lógico que ele tem uma grande responsabilidade por estrear em uma grande equipe, que é o Vasco. Mas a gente aqui no Flamengo vai explorar os dois lados. Nosso ataque pela esquerda também é muito forte. Vamos procurar os espaços na defesa do Vasco para chegar ao gol.”

Sinal de alerta

Durante a semana, Vanderlei Luxemburgo pediu atenção às jogadas de Felipe. O treinador rubro-negro considera fundamental não deixar espaço para as jogadas do atleta adversário.

“Cheguei a convocar o Felipe para a Seleção Brasileira, mas acho que o Vasco não liberou na época. Ele é um jogador de muito talento. Se deixar espaço ele faz coisa boa. Temos que ficar de olho.”

Estímulo extra-campo

Diego Maurício, que até então tinha o menor salário do elenco rubro-negro, teve contrato renovado e aumento na remuneração. O jogador, que fará seu primeira Flamengo x Vasco, estendeu seu vínculo com o clube por mais cinco anos. Drogbinha, como é chamado, ganhou a confiança de Vanderlei Luxemburgo e, por isso, tem vaga garantida ao lado de Deivid no ataque. Diogo, já recuperado de uma lesão no tornozelo, fica no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA

Flamengo
Marcelo Lomba, Leonardo Moura, David Braz, Wellinton e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson e Renato Abreu; Deivid e Diego Maurício.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Vasco
Fernando Prass, Fágner, Dedé, Cesinha e Diogo; Rafael Carioca, Rômulo, Felipe Bastos e Felipe; Zé Roberto (Nunes) e Éder Luís.
Técnico: Paulo César Gusmão

Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Ediney Mascarenhas (RJ) e Luiz Muniz de Oliveira (RJ)

Fonte: Superesportes
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150