Futebol

UOL analisa atuação do Vasco contra o Flamengo pelo Campeonato Carioca

A boa atuação não foi suficiente para o Vasco parar o Flamengo no Nilton Santos. O Cruz-maltino perdeu por 2 a 1 ontem (6) e amargou sua terceira derrota nos três clássicos que disputou na primeira fase do Campeonato Carioca.

Além da dor de cair diante de mais um rival, o revés na 10ª rodada também acende um sinal de alerta em São Januário. Com os 4 grandes classificados para a semifinal, o Gigante da Colina precisa reverter esse cenário se quiser sonhar com o título do Estadual.

Isso porque a equipe, com 19 pontos, não pode mais alcançar o Rubro-Negro, que chegou aos 23, na tabela. Ou seja, o Vasco terminará a primeira fase na terceira ou na quarta colocação e não terá a vantagem do empate na semifinal.

Na coletiva após o clássico, o técnico Zé Ricardo ressaltou a melhora da equipe em mais de uma ocasião. Por outro lado, o comandante evitou lamentar a desvantagem que terá no Estadual e deu a entender que o acesso para a Série A é o grande objetivo do clube na temporada.

"Gostaríamos de ter vencido para ter a vantagem na semi, mas agora é trabalhar e estar focado no que temos que fazer. Sabemos que o grande objetivo do Vasco no ano ainda está por vir", avaliou.

Neste cenário, é preciso avaliar que os rivais do Vasco estão na Série A. Olhando para isso, é possível projetar um cenário melhor para o time na Série B do que foi em 2021. No último ano, o clube terminou apenas na 10ª colocação, com 49 pontos, teve mais derrotas do que vitórias (15 a 13) e mais gols sofridos do que marcados (43 a 52).

"Fizemos um bom jogo, criamos algumas oportunidades, fomos mais seguros defensivamente. É nessa caminhada de crescimento que a gente espera ver o Vasco na temporada, sempre buscando a evolução em todos os setores", completou o treinador.

No meio do caminho, a Copa do Brasil

Antes de encerrar sua participação na primeira fase do estadual, contra o Resende no domingo (13), o Vasco volta suas atenções para a Juazeirense. O time baiano eliminou Sport e Cruzeiro na última edição do torneio e recebe o Vasco nesta quarta (9), às 21h30. Vale ressaltar que não há vantagem na segunda fase da competição, ou seja, em caso de empate, a definição da vaga acontecerá nos pênaltis.

"Na quarta temos outro desafio e, se tivermos esse espírito, poderemos conseguir a classificação diante da Juazeirense, que é um adversário bem difícil. Vai ser muito importante para nós e para o clube", comentou o técnico Zé Ricardo.

A importância da classificação para a terceira fase do Brasil está, também, na questão financeira. Disputar esta etapa garante R$ 1,9 milhão aos cofres dos classificados.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160