Fãs do bom futebol e nostálgicos de todas as idades têm um compromisso inadiável: dia 29 de maio, às 20 horas, no Degustu\"s Restaurante, em Brusque, Valdir Appel (autor de Na Boca do Gol) vai autografar seu segundo livro, \"O Goleiro Acorrentado\" (S&T Editores, 2010), um dos projetos selecionados pelo Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura.
São 256 páginas de histórias bem humoradas dos seus tempos de jogador profissional, ilustradas por fotografias do acervo do autor e imagens exclusivas do fotógrafo Érico Zendron, produzidas a partir da década de 1950. A capa foi criada pelo publicitário Luís Teixeira, com ilustração do cartunista Aldo Maes dos Anjos, editor da revista Cartum. Acompanha o livro a revista de quadrinhos Futebol de Bom Humor, desenhada por Aldo (autor da série As Aventuras do Valdir Appel), com os mais divertidos causos narrados por Valdir e colorizados por Teixeira.
Na opinião do escritor Roberto Vieira, que assina o prefácio com a crônica que deu título ao livro, o goleiro acorrentado é a síntese do ser humano na face da Terra: livre para sonhar com a glória dos céus, preso ao próprio corpo, mortal e infiel. Para ele, um goleiro jamais se liberta das correntes, mas Valdir Appel é uma exceção. Para o jornalista Roberto Assaf, do Lance!, com suas histórias Valdir mantém acesa a memória da gente do passado e atrai a atenção do pessoal do presente, para que esses aprendam que a magia proporcionada pelo jogo da bola com os pés começou 40 minutos antes do nada. Estou feliz e honrado por poder fazer parte da sua rica história no futebol, destaca o jornalista Roberto Alves, do Diário Catarinense e da RBS- TV, personagem de uma das crônicas do livro.
Conheça o blog de Valdir Appel, \"Na Boca do Gol\"