No último final de semana (03 e 04/06) em Santo Domingo (República Dominicana), foi disputado o Campeonato Panamericano de Karatê Adulto. A Venezuela foi a grande campeã do torneio faturando 19 medalhas (8 de ouro, 2 de prata e 9 de bronze). O Brasil ficou em 2º lugar com 13 pódios (3 de ouro, 5 de prata e 5 de bronze) e o Peru em 3º com 4 (3 de ouro e 1 de bronze).
Quatro vascaínos fizeram parte da delegação brasileira nesta competição e voltaram para São Januário exibindo medalhas de bronze: Vinicius Silva (bronze individual e por equipe) Juarez Santos (bronze por equipe), Caio Duprat (bronze por equipe) e Maria Cecília de Almeida (sem medalha). Vale ressaltar que Caio Duprat é um atleta da categoria Júnior, mas competiu entre os adultos. Ele é o único karateca cruzmaltino que recebe apoio do Bolsa Atleta. O clube está tentando estender o incentivo para os outros atletas de ponta na modalidade.
O próximo desafio internacional será o Mundial de Karatê que acontecerá em outubro no Chipre. Os lutadores do Brasil começarão a ser preparar nesta sexta-feira (09/06) em São Paulo, onde farão testes de avaliação física até domingo (11/06). Mesmo tendo sido eliminado na segunda fase da Seletiva que definiu a Seleção Brasileira, o vascaíno Carlos Lourenço (categoria até 65kg) foi convocado para integrar a equipe nacional. A Confederação entendeu que seu currículo de Bicampeão Panamericano (2004-2005) não pode ser desprezado.
Acima: Caio Duprat e Vinícius Silva; Abaixo: Maria Cecília Maia e Juarez Santos.