Futebol

Vascaínos evitam fazer contas para o acesso

Com 33 pontos, o Vasco divide a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro com o Atlético-GO (os goianos levando vantagem nos critérios de desempate). Segundo os matemáticos de plantão, com 66 um time garante a vaga na elite do futebol nacional sem correr riscos. Dessa forma, o Cruz-maltino, faltando ainda duas rodadas para o término do primeiro turno, já fez exatamente a metade do que precisa.

A calculadora, porém, não está send usada na Colina pelo elenco e o técnico Dorival Júnior. \"No futebol as coisas acontecem naturalmente quando se está trabalhando com muito empenho para alcançar alguns objetivos. Ninguém aqui esconde que a grande meta é a vaga na Série A e que passamos o ano todo pensando nessa situação\", iniciou o treinador.

\"Mas não podemos ficar fazendo contas, pois o foco deve ser sempre o próximo jogo. Cada partida que conseguirmos ganhar será um grande passo conquistado. O pensamento está sempre voltado para o próximo compromisso, até que este represente a possibilidade real de nos garantirmos matematicamente na Primeira Divisão\", completou.

Pensamento parecido tem o volante Amaral. \"Não devemos ficar fazendo contas, pois isso pode acabar gerando algum tipo de ansiedade. O foco realmente precisa ser sempre o próximo compromisso, pois esse sempre será o mais complicado. Num campeonato de pontos corridos, onde cada partida representa uma grande decisão, temos que pensar sempre que uma vitória não nos dá a classificação e nem que uma derrota pode nos afastar da briga. O foco tem que ser sempre vencer\", explicou.

Para o goleiro Fernando Prass, os elogios que o time do Vasco vem recebendo pela boa campanha na Série B mostram que a equipe está no caminho certo. Porém, o camisa 1 entende que mesmo na metade do primeiro turno e com uma vantagem de seis pontos para a Portuguesa, a melhor colocada fora da zona de classificação, o Cruz-maltino não deve pensar muito na frente.

\"Hoje estamos numa situação muito bem colocada na tabela de classificação e com a nossa equipe e o planejamento que foi feito sendo muito elogiados por todos. Mas só vamos saber se a nossa estratégia de trabalho deu certo quando novembro chegar, pois lá estará a verdade em termos de título e de classificação para a Série A do Brasileirão. Para chegarmos bem nesta etapa, não podemos ficar fazendo contas e pensando no que vai acontecer no fim da temporada. Temos que focar sempre no próximo compromisso, pois ele é mais um degrau que temos que subir\", comentou.

O próximo compromisso do Vasco pela Série B será neste sábado, às 16h10 (de Brasília), diante da Portuguesa, no Canindé, pela 17ª rodada da competição. Para este duelo Dorival Júnior só deverá confirmar a formação que vai a campo no treino desta sexta-feira à tarde, programado para o centro de treinamento do Palmeiras, na capital paulista, onde a delegação se encontra desde quarta, quando deixou Natal após o empate por 2 a 2 com o América-RN.

A única modificação será a saída do lateral esquerdo Ramon, que não poderá jogar por ter recebido o terceiro cartão amarelo ante os potuares. O volante Ernani deverá ser usado no setor.

Fonte: Gazeta Esportiva
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150