O Vasco venceu as duas primeiras partidas do Campeonato Brasileiro, após derrotar por o Grêmio e a Portuguesa, liderando a competição ao lado de Botafogo e Atlético-MG, todos com seis pontos e 100% de aproveitamento. Planejando a conquista do título, ou pelo menos de uma vaga para retornar à Copa Libertadores da América, o Cruz-maltino sabe que vai precisar de uma pontuação alta. Porém, a maioria dos jogadores prefere evitar fazer contas.
\"O Campeonato Brasileiro é uma competição muito longa, sendo uma verdadeira maratona para se somar pontos. Fica muito complicado fazer contas em termos de pontuação, salvo aquilo que mais ou menos se espera. Precisamos sempre fazer a lição de casa, ganhando os nossos jogos em São Januário e vendo o que pode acontecer nos demais confrontos como visitantes\", analisou o atacante Alecsandro, que tem pensamento parecido ao do zagueiro Renato Silva.
\"O Vasco quer muito lutar sempre na parte de cima da tabela de classificação, embora a gente saiba que é muito complicado pelo nível da competição. A melhor estratégia é a de ganhar sempre em casa e conseguir somar pontos nos confrontos como visitante. Se mantivermos essa rotina, com certeza a pontuação que fizermos como visitantes pode acabar fazendo a diferença a nosso favor\", disse Renato Silva.
Já o lateral direito Fágner pregou a regularidade como estratégia.
\"Nós sabemos que esta é uma caminhada muito longa e, portanto, não vai existir nenhum tipo de facilidade. Estamos começando uma caminhada que vai chegar ao fim somente em dezembro, e tem muita coisa para acontecer até lá. Regularidade tem que ser a palavra a ser perseguida, pois somando pontos de maneira regular vamos conseguir nossos objetivos\", afirmou o jogador.
O próximo compromisso do Vasco no Brasileirão, pela terceira rodada, será na próxima quarta-feira, dia 6 de junho, quando o Cruz-maltino recebe o Náutico, às 20h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). Para este compromisso o técnico Cristóvão Borges terá o retorno do zagueiro Fabrício e do meia Felipe, que estavam suspensos nas duas primeiras rodadas.
O zagueiro Rodolfo, com dores na coxa, o lateral esquerdo Thiago Feltri, também com dores na coxa, e o volante Eduardo Costa, com incômodo no mesmo local, não participaram do treino de reapresentação do elenco na manhã desta quarta, na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Como ainda falta cerca de uma semana para a partida, eles não serão problema.
Quem fica de fora é o zagueiro Dedé, que sofre com um edema ósseo na panturrilha. O jogador já está entregue à preparação física, porém ainda não há nenhuma previsão de quando o \"Mito\" poderá voltar a defender a camisa vascaína. Outro desfalque certo é o volante Rômulo, que se concentra com a Seleção Brasileira em amistosos internacionais.
Nesta quarta, a principal atração do treino na praia, onde os jogadores foram muito exigidos pelo departamento médico, foi Alecsandro, que chegou ao local de bicicleta. Logo os companheiros trataram de brincar com o jogador, que marcou um golaço justamente de bicicleta diante da Portuguesa, no último fim de semana. Chamado de \"marqueteiro\" pelos colegas, ele explicou a situação.
\"As pessoas que me conhecem sabem que sempre venho aos treinos na praia de bicicleta, porque moro muito perto do local. Não tem nada a ver com marketing. Apenas hoje chamou mais atenção por conta do gol diante da Portuguesa. Foi realmente um golaço e tenho que rever sempre, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra\", brincou o atacante.
Nesta quinta-feira o elenco volta aos treinos na parte da manhã, assim como acontecerá na sexta e também no sábado. O domingo será de folga para o elenco vascaíno.