Quando o Vasco da Gama anunciou a demissão de Ricardo Sá Pinto, o nome mais pedido por torcedores cruzmaltinos nas redes sociais foi o de Vanderlei Luxemburgo. Escassez de opções no mercado de transferências e experiência recente (2019) do veterano em São Januário motivaram a diretoria do clube a acertar sua contratação mas, diferentemente da primeira passagem, Luxa já não se vê 'em bons termos' com as arquibancadas.
A origem da irritação direcionada dos torcedores ao técnico se deu em sua entrevista pós-clássico contra o Flamengo, quando 'naturalizou' a derrota por 2 a 0 para o arquirrival: "Jogo do Flamengo você descarta, claro que você quer ganhar pela rivalidade, por tudo que envolve um clássico Flamengo e Vasco, mas o Flamengo está brigando por outro patamar", afirmou na ocasião.
Na noite desta quarta-feira (10), após nova derrota do Cruzmaltino no Brasileirão - o time carioca foi 'atropelado' pelo Fortaleza por 3 a 0 Arena Castelão -, Luxa voltou a irritar a torcida do Vasco pelo tom resignado e até blasé de suas respostas na coletiva: "Começamos bem o jogo, apertamos eles, tivemos uma bola na trave. Depois do gol, houve um descontrole. Não conseguimos fazer o que treinamos. Não fizemos o que traçamos para o jogo. É lamentar e vida que segue", afirmou.
Nas redes sociais, a nova entrevista 'despreocupada' do comandante gerou reações diversas:
Luxemburgo é flamenguista, em fim de carreira, tá pouco se lixando pro Vasco
— rico2207 (@rico22072) February 11, 2021
Vida que segue é meu saco, Luxemburgo. Você tem culpa nessa desgraça
— Dias (@ovictordiass) February 11, 2021
Luxemburgo é tão flamenguista que vai dar o título ao Flamengo e rebaixar o Vasco
— lucas (@lopslucas_) February 11, 2021
Com a derrota pesada diante do Tricolor de Aço, o Vasco viu sua situação se complicar ainda mais no Brasileirão: estacionou na 17ª colocação com 37 pontos, agora a quatro pontos de distância de Sport Recife (14º) e do próprio Fortaleza (15º). O Bahia ocupa a 16ª colocação com os mesmos 37 pontos do time carioca, mas leva vantagem nos critérios de desempate.