Não dá para dizer que o Vasco se sentirá em casa neste domingo, mas os vascaínos do Nordeste vão tentar equilibrar a pressão que a torcida do Sport promete criar na Ilha do Retiro em jogo decisivo da 35ª rodada da Série B.
Antes mesmo de a bola rolar, os torcedores do time carioca mostraram um pouco da sua força no desembarque do Vasco, neste sábado, com alguns vascaínos marcando presença no aeroporto. Mas o domingo promete mais Cruzes de Malta nas ruas do Recife.
A capacidade da Ilha do Retiro é de 19.600 torcedores, sendo 10% (1.960) destinada à torcida visitante, que poderá comprar ingressos apenas neste domingo. Os torcedores do Sport já adquiriram todos os bilhetes disponíveis, e a previsão é de caldeirão na casa do Leão.
Por outro lado, a briga pelos quase 2 mil ingressos disponibilizados para o Vasco também promete ser intensa. Isso porque, além dos torcedores do time visitante no Recife, há nordestinos do interior e de estados vizinhos a caminho da capital pernambucana. Vascaínos de Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe farão sua parte na arquibancada da Ilha para empurrar o Vasco rumo a um resultado positivo. A derrota não está no pensamento.
Louíse Almeida será uma das vascaínas na Ilha do Retiro neste domingo. A paraibana, que assistiu aos jogos contra CBR e Náutico no Nordeste esse ano, organizou uma caravana saindo de João Pessoa com 90 torcedores. Mas esse número será maior: ela acredita que pelo menos 400 pessoas do estado virão ao Recife.
- Não tem como não sermos apaixonados por um time que luta pela igualdade, democracia e respeito, um clube que espalha tanto amor só pode no mínimo ser amado. A torcida de João Pessoa é enorme, apoiamos em todos os lugares. A Paraíba está disposta a apoiar o Vasco nessa decisão, temos fé que será o jogo que irá definir a volta do Gigante da Colina à Série A. Temos apenas um lema: “Nas boas eu te sigo, nas más eu te amo” - disse Louíse ao ge.
Fogos, cantos, faixas e bateria estão sendo preparados pela torcida para fazer frente ao adversário na Ilha. A caravana de Natal é menor, mas com o mesmo amor. Diego Dantas, que veio ao Recife para a vitória sobre o Náutico, voltará neste domingo. Ele e pelo menos mais 10 vascaínos representarão a capital do Rio Grande do Norte.
- A presença do Vasco no Nordeste é muito forte, seja nos interiores ou nas capitais, e a torcida é bastante fanática e disposta a enfrentar madrugadas, quilômetros e tempo/momento adverso para apoiar o time. Nós, nordestinos, temos um sentimento verdadeiro, e tudo que é feito com sentimento verdadeiro se torna muito forte e eterno. A torcida do Vasco em Natal é bastante grande. Teremos, em 2023, o ABC na Série B e o América na C. Espero (risos) só enfrentar eles em uma final de Copa do Brasil ou na Série A - afirmou Diego, que acrescentou:
- Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo Sport, com venda somente no dia do jogo, só na bilheteria física e a partir do fim da manhã de domingo, estaremos presentes. Estamos viabilizando um “mar branco” com balões e apoio nos 90 minutos. O Vasco é uma família, é um amor que não se explica e que não há distância que nos separe. Espero que os jogadores entendam isso e, juntos, vamos conseguir o acesso.
O Vasco já foi a Maceió duas vezes nesta temporada, para enfrentar CRB e CSA, mas isso não foi suficiente para Allem Elvys. O alagoano também prepara uma caravana para o jogo no Recife. Além das partidas na capital do Alagoas, ele já havia assistido à vitória sobre o Náutico no Arruda.
- Somos um grupo de amigos e torcida que nos reunimos há muitos anos e estamos sempre presentes nos jogos. Não teremos menos de 100 torcedores de Alagoas. Para o Vasco não faltará apoio vindo da arquibancada, várias famílias e vascaínos de Norte a Sul estarão nesse jogo por ser um jogo muito importante que decidirá a vida do Vasco nessa competição. É um campeonato difícil e a torcida do Vasco vem mostrando que não importa se é em São Januário ou em qualquer lugar, seremos a voz mais forte - destacou Allem.
O Sergipe não ficará de fora do mini caldeirão na Ilha do Retiro. Regiane da Conceição parte de Aracaju com outras pessoas para apoiar o Vasco. A sergipana já havia assistido aos dois jogos do time em Maceió e também foi a Salvador para a partida diante do Bahia.
- Estão saindo várias caravanas de Sergipe, da capital e do interior. A torcida do Vasco de Aracaju é apaixonada pelo clube. A gente se reúne todos os jogos - revelou a torcedora.
A venda de ingressos para os vascaínos começa neste domingo, às 11h. Torcedores relataram ao ge que chegarão à Ilha do Retiro ainda de madrugada para não correrem riscos de ficar sem ingressos. A bola rola às 16h para Sport x Vasco, com transmissão da Globo e do SporTV/Premiere.