Os últimos dias não vem sendo fáceis para os vascaínos em relação à sua casa histórica, São Januário. Após cumprir a pena imposta pelo STJD de 4 jogos com portões fechados, a Colina Histórica segue sem poder receber público em seus jogos após decisão polêmica da Justiça do Rio.
Dessa forma, vários protestos foram vistos nos últimos dias, seja em ruas ou em redes sociais. Dessa vez, um grupo de vascaínos pendurou uma faixa em uma das passarelas da Avenida Brasil com os seguintes dizeres: “Liberem a casa do clube do povo”.
Um grande debate se instaurou sobre o assunto nos últimos dias. O despacho que justifica a proibição de público em São Januário causou revolta nos torcedores devido ao seu teor preconceituoso em relação à Barreira do Vasco, comunidade que fica próxima ao estádio. Além do prejuízo esportivo dado ao Vasco, os moradores da comunidade sofrem com a falta do comércio, que é extremamente impulsionado pelos dias de jogo do Cruzmaltino.
A audiência que vai tratar sobre a interdição do estádio está marcado para a próxima quarta-feira (30). O caso será julgado pela 2ª Câmara de Direito Privado.