Rio - Não há mais tempo para privilégios. Com a obrigação de ter de vencer sete dos últimos 14 jogos do Brasileirão para fugir do rebaixamento, a comissão técnica do Vasco reviu o seu planejamento e reconheceu a necessidade de utilizar Juninho em mais jogos a partir de agora. Entretanto, os cuidados com o Reizinho também vão aumentar na Colina.
Com 38 anos, o apoiador, desde que voltou para o Gigante da Colina, atuou em 15 dos 20 jogos — em dois iniciou no banco de reservas. A tática deu certo no início, quando o atleta tornou-se um dos principais nomes do grupo. Mas a atitude, tomada por conta do alto risco de lesão, entretanto, sofreu alterações nas últimas semanas.
Se antes existia um cronograma a seguir, agora Juninho, departamento médico e comissão técnica se reúnem diariamente para o camisa 8 desfalcar menos o time.
“Todos os dias a gente faz um monitoramento. Juninho é experiente e sempre bem antenado, é o tipo de jogador que conhece o limite do corpo e nos dá esse retorno. Para essa partida de quinta (contra o Internacional), ele está pronto na parte da fisiologia. Mas a comissão técnica tem uma estratégia e vai depender do Dorival”, disse o fisiologista do clube, Daniel Gonçalves, admitindo a mudança de filosofia.
“A situação hoje é diferente do início da competição. Antes, a gente podia se dar ao luxo de planejar os jogos que o Juninho ficaria fora. Agora, por conta da situação na tabela, não. Não tem como poupar e é uma questão diária. Se ele estiver bem, fica à disposição”, completou.
O profissional, porém, garantiu que Juninho seguirá recebendo atenção especial e que todos os cuidados serão tomados para que o Reizinho ajude o Vasco na reta final do Brasileirão.
“A gente percebe que o Juninho tem feito questão de estar nos jogos. Mas tudo tem sido calculado. O jogador tem atuado com 100% do seu potencial físico. Nós não estamos o sobrecarregando, forçando a barra ou queimando cartucho. Ele pode até ficar mais desgastado, mas isso também depende da situação do jogo”, explicou.
Diretoria confirma Francismar
A contratação do meia-atacante Francismar, de 29 anos, que estava no Boa Esporte, da Série B, foi confirmada nesta terça pelo diretor-executivo Ricardo Gomes. Aprovado nos exames médicos, o jogador deve assinar o contrato por empréstimo nesta quarta. O Vasco terá opção de compra no final desta temporada.
A diretoria agora trabalha para que o atleta seja inscrito a tempo de poder ficar à disposição do jogo de quinta, contra o Internacional, no Moarcyzão. A tendência, entretanto, é que Francismar, que já vai ser reintegrado ao grupo, seja inscrito apenas para o clássico contra o Flamengo, domingo.