Experiência, talento e plasticidade a serviço do Vasco em 2010. Aos 35 anos, Dodô deve ser apresentado no clube de São Januário antes do fim do ano. O atacante já chegou verbalmente a um acordo financeiro com a diretoria cruzmaltina. Cautelosos, porém, os dirigentes aguardam os resultados dos exames médicos para que possam fazer o anúncio oficial e assinar o vínculo por um ano. O atleta atuou profissionalmente pela última vez no início de 2008.
Dodô, que no Rio brilhou pelo Botafogo e teve curta passagem pelo Fluminense, era pretendido também pelo Grêmio, mas a proposta crumzaltina, somado ao fato de gostar da capital carioca, tiveram peso decisivo para o acerto.
O próprio Alvinegro de General Severiano chegou a sondar o atacante, que disse não haver mais clima para atuar pelo clube, uma vez que sua última passagem por lá havia chegado ao fim de forma conturbada.
Conhecido como o artilheiro dos gols bonitos, Dodô sofreu um duro golpe na carreira. Quando defendia o Botafogo, em 2007, ele ingeriu cápsulas de cafeína, entregues pela comissão técnica. A substancia femproporex (encontrada em inibidores de apetite) foi indicada no exame antidoping.
Após muitas reviravoltas, o atacante, que já defendia as cores do Fluminense, acabou suspenso do futebol no primeiro semestre de 2008. A pena chegou ao fim no último dia 7 de novembro, quando ele se tornou novamente opção para o mercado.
Rafael Carioca
Além de Dodô, Rafael Carioca deve ser cara nova no Vasco em 2010. O volante, que se destacou pelo Grêmio, vem negociando e não deve permanecer no Spartak-RUS. São Januário é seu provável destino. Prova de que o jogador está mesmo muito próximo de se transferir para o clube carioca é que o site Russian Football trata o empréstimo por um ano como algo sacramentado.