O Vasco perdeu para o Palmeiras por 1 a 0. Enquanto o adversário comemorava o título do Campeonato Brasileiro, do outro lado da tabela, o Cruzmaltino voltou a fazer contas para saber o que precisa para escapar do terceiro rebaixamento da história. O fato é que a rodada final contra o Ceará, no Castelão, será decisiva para o futuro da equipe.
Não pontuar em São Januário foi péssimo para o objetivo do Vasco de escapar o quanto antes da zona de rebaixamento. Com a derrota, o time levou toda a pressão para a rodada final jogando na casa de um adversário que também ainda luta contra a degola, o que não parece o melhor dos cenários.
E a situação poderá ficar ainda pior nesta segunda-feira. Isso porque o Sport ainda entrará em campo contra o São Paulo, no Morumbi. Evidentemente que tudo indica que os pernambucanos não terão vida fácil, mas um resultado inesperado poderia mexer totalmente com os times que lutam contra o rebaixamento.
Para o Vasco a conta é bem simples. Em caso de derrota do Sport nesta segunda, um empate com o Ceará servirá para livrar ambos do rebaixamento. Isso porque o ponto fará com que o Cruzmaltino fique em situação confortável devido ao confronto direto entre Fluminense e América-MG, no Maracanã.
O cenário ficaria bem complicado com uma vitória do Sport sobre o São Paulo. Nesse caso, tanto Ceará como Vasco estariam em risco e precisariam da vitória no Castelão. Além disso, os pernambucanos passariam a depender apenas das próprias forças para escapar da degola.
"Vamos esperar o término da rodada. Se acontecer de já estarmos livres, será ótimo, claro. Não posso ser hipócrita. Caso não aconteça, vamos já a partir de segunda-feira esquecer os outros jogos e pensar somente no Ceará", finalizou o técnico Alberto Valentim.
O Vasco soma 42 pontos e ocupa a 15ª posição do Campeonato Brasileiro. O time está a dois pontos do América-MG, com 40, e primeiro time na zona de rebaixamento. O Cruzmaltino volta a campo no domingo, quando visitará o Ceará, no Castelão.