O Vasco precisa de uma arrancada para conquistar uma vaga na semifinal do Campeonato Estadual. Três vitórias nos próximos quatro jogos devem servir para o time se garantir entre os quatro primeiros colocados. A classificação faz parte do planejamento do futebol para a temporada.
No momento, o Vasco é o sexto colocado, com 11 pontos. O Volta Redonda, que fecha o G4, tem 13. O Bangu, na quinta posição, soma 12.
A derrota para o Fluminense deixou o cruz-maltino pressionado. A tabela não é das mais fáceis para o Vasco atingir os 20 pontos que devem ser suficientes para o time terminar no G4 da Taça Guanabara. Das quatro partidas, são dois clássicos, o primeiro contra o Botafogo, na quinta-feira, o segundo diante do Flamengo, e mais os duelos com Boavista e Bangu.
O time de Saquarema é o lanterna, mas a equipe de Moça Bonita, atualmente, é concorrente direta do Vasco pela vaga na semifinal.
A campanha acende o sinal de alerta em alguns torcedores, temerosos quanto ao risco de o Vasco não conseguir uma vaga na Copa do Brasil de 2024, dependendo da colocação da equipe no Estadual.
Os quatro primeiros colocados garantem vaga automaticamente. Uma quinta vaga será dada ao campeão da Taça Rio, torneio que será disputado em entre o quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados da Taça Guanabara. A Ferj ainda tem direito a distribuir uma sexta vaga — deve ser pela Copa Rio, torneio entre os pequenos no segundo semestre.
O Vasco, se não for via Estadual, terá a chance de ter uma vaga na Copa do Brasil pelo Campeonato Brasileiro, terminando entre os sete, oito ou nove primeiros colocados, dependendo do número de times na Libertadores.