O Vasco saiu atrás no placar na partida contra o Vila Nova, fora de casa, e, mais uma vez, saiu de campo sem a vitória. A derrota por 1 a 0 para o lanterna da competição consolidou a má fase do Cruzmaltino e foi apenas mais um jogo em 2022 no qual a equipe sofreu o primeiro gol e não conseguiu se recuperar. Em todo o ano, o Gigante da Colina ainda não foi capaz de virar uma partida.
A última virada que o Vasco conseguiu realizar foi, justamente, contra o Vila Nova, mas ainda na Série B 2021. Contudo, foi uma virada temporária, já que a equipe sofreu novamente o empate mais tarde. Começou perdendo por 1 a 0 para a equipe goiana na 36ª rodada da Série B, virou para 2 a 1, mas, logo em seguida, sofreu o empate.
Para relembrar a última vez em que o Vasco virou uma partida e saiu vencedor, teríamos que voltar mais de um ano atrás, no dia 12 de junho de 2021. Na ocasião, foi enfrentar o Brasil de Pelotas, fora de casa, e saiu atrás com o gol contra de Ernando. Depois, Daniel Amorim e Morato marcaram e deram a vitória por 2 a 1 ao Cruzmaltino.
Na atual Série B, foram seis oportunidades em que o Vasco tomou o primeiro gol da partida, e o retrospecto é de três derrotas e três empates. Algo curioso de reparar é que nas últimas três partidas o Gigante tomou gols, saiu atrás no placar e não conseguiu vencer – em duas delas, perdeu. A solidez defensiva, que era um aspecto positivo no time de Zé Ricardo, vai se desfazendo aos poucos e gerando críticas ao atual trabalho de Maurício Souza.
Veja as seis ocasiões em que o Cruzmaltino saiu atrás no placar nesta Série B:
Vila Nova 1 x 0 Vasco – 20ª rodada (23/07)
Vasco 1 x 1 Ituano – 19ª rodada (19/07)
Sampaio Corrêa 3 x 1 Vasco – 18ª rodada (16/07)
Novorizontino 2 x 0 Vasco – 15ª rodada (29/06)
Tombense 1 x 1 Vasco – 5ª rodada (01/05)
CRB 1 x 1 Vasco – 2ª rodada (16/04)