Flamengo e Fluminense estão se refoçando para a próxima temporada de basquete, que começa neste segundo semestre. Na Gávea, quem está de volta é o pivô Rafael Araújo, o Baby, de 29 anos, que estava no Paulistano. Baby havia sido um dos destaques na conquista do bicampeonato nacional e da Liga Sul-Americana de 2009.
Na sexta-feira, o jogador acertou por duas temporadas com o clube rubro-negro. Baby, que é da seleção brasileira, já teve passagens pelo Toronto Raptors, Utah Jazz e Minnesota Timberwolves, todos da NBA, além de ter atuado também no basquete europeu.
- Estou de volta à seleção, que é o Flamengo. Vou vestir o manto sagrado de novo. É muito legal - vibrou o pivô. - Patrícia Amorim está fazendo um trabalho muito bom com os esportes olímpicos, e isso me motivou.
Para muitos analistas, uma das causas de o Flamengo ter perdido a Liga Novo Basquete Brasil (NBB) para o Universo/Brasília foi a ausência de um pivô com as características do gigante de 2,10m.
- A equipe era a mesma de quando eu cheguei. Acho que nas finais o Flamengo sofreu com os desfalques do Coloneze e do Alírio, que se machucaram. Com os pivôs 100% poderia ter sido outra história - comentou.
O treinador Paulo Chupeta gostou do retorno do pivô, que se junta à base vice-campeã brasileira. A equipe deve ser apresentada no dia 25:
- É um excelente reforço. Felizmente deu tudo certo e ele acertou seu retorno à Gávea. Tivemos vários problemas de contusão com nossos pivôs na temporada e com a volta do Baby novamente teremos um homem de referência dentro do garrafão.
O Flamengo também renovou com o ala Duda e o armador Fred. Também já acertaram suas permanências o armador Hélio, o ala Marcelinho e os pivôs Guilherme Teichmann e Wagner.
No Fluminense, que pretende conseguir uma vaga para disptuar a próxima edição da Liga Novo Basquete Brasil (NBB), o clube acertou com o americano Clarence Gilbert, que estava no Leon, da Espanha. O ala-armador deve estrear com a camisa tricolor no próximo dia 16, quando o Fluminense enfrentará o Cabo Frio/Marinha, na Região dos Lagos, pelo Torneio Carioca.
O Estadual deverá ter início em agosto ou setembro, e já há uma expectativa em torno das equipes que Flamengo e Fluminense irão mandar à quadra. O Flamengo é o atual pentacampeão, mas o Fluminense parece disposto a lhe arrebatar essa hegemonia. O Tijuca também está montando uma boa equipe, e o Vasco prometeu mas ainda não anunciou a formação de um time.
Para Baby, será ótimo ver os clubes cariocas fortes na modalidade:
- Acho isso legal, os clubes cariocas investirem no basquete de novo. Com o Fluminense e o Tijuca fortes, vai melhorar para todo mundo no basquete.
No feminino, a seleção brasileira adulta está treinando em Barueri (SP), sob o comando do técnico Carlos Colinas, visando ao Sul-Americano e ao Mundial, este em agosto, na República Tcheca.