O Vasco trabalhou para divulgar o trabalho das Escolas de Samba do grupo Especial do Rio de Janeiro nas redes sociais com uma pitada de “vascainidade”. Durante os desfiles na Sapacuí, o clube apresentou os enredos de todas agremiações, apontando vascaínos que fazem parte de cada escola. Os números nas redes sociais foram positivos.
Somando a visualização de todas as postagens sobre as escolas nos veículos oficiais do clube, foram alcançados mais de 3 milhões de visualizações, número significativo para um período sem jogos. Se levado em conta outros posts sobre o tema, como TBTs de desfiles antigos e comemorações de torcedores em outras regiões do país, em especial no Nordeste, o número ultrapassa 5 milhões de visualizações.
A ideia foi apresentar o enredo e cada escola do grupo especial através de um vascaíno. Torcedores vascaínos e personagens do Carnaval, como Paulinho da Viola, Lexa, Mestre Ciça, Maria Mariá (rainha da Imperatriz), Emerson Dias (intérprete da Salgueiro), entre outros, foram citados pelo clube. O objetivo foi destacar o lado cultural e manter as redes sociais ativas, recordando momentos marcantes do clube com o Carnaval carioca. Em 1945, inclusive, São Januário sediou os desfiles das escolas de samba. A Portela se sagrou campeã na ocasião.