Futebol

Vasco atuará contra o Vitória sob pressão em São Januário

Também nome do adversário que o Vasco enfrenta nesta quarta-feira, às 19h30m, em São Januário, vitória é, antes de tudo, uma questão de sobrevivência para o time do técnico Dorival Júnior. Depois de duas derrotas seguidas, que levaram a equipe à zona de rebaixamento, os muros do clube não foram capazes de conter a insatisfação da torcida. Primeiro foram as pichações em torno da sede. À tarde, no treino, no CFZ, quatro torcedores soltaram rojões do lado de fora do centro de treinamento antes de conseguirem permissão para entrar e conversar com o técnico Dorival Júnior e o goleiro Diogo Silva, que acabou barrado por questões técnicas.

Num momento que exige serenidade, o episódio sugere que o Vasco começa a ceder às pressões. Presente ao treinamento, o diretor-geral, Cristiano Khoehler, autorizou a entrada do pequeno grupo de torcedores, que se sentou atrás do gol onde Diogo Silva treinava. Depois de falhar em um dos gols na derrota para o São Paulo por 2 a 0, o goleiro criticou o comportamento da torcida.

Jomar pode ter fratura

Em vez de pressionar os adversários, como pediu o goleiro, a torcida acabou se voltando contra o próprio Diogo. Ontem, ele chegou a conversar com os torcedores durante o treino. No fim da atividade, o goleiro voltou a falar com o grupo, que chamou o técnico Dorival Júnior para participar da conversa e foi atendido. O papo transcorreu em paz. No fim todos se cumprimentaram, e o treinador seguiu caminho, acompanhado do goleiro em direção ao vestiário.

Na entrevista coletiva que concedeu antes de ir conversar com os torcedores, Dorival explicou a razão pela qual mexeu na equipe. Além de promover o retorno de Michel Alves ao gol, Rafael Vaz pode entrar no lugar de Jomar, que foi submetido a um exame de ressonância magnética, pois existe a suspeita de estar com uma fratura por estresse na perna direita. Em busca de mais experiência, Wendel ou Pedro Ken podem entrar na vaga de Fillipe Soutto. Impedido por contrato de enfrentar o Vitória, pelo qual foi emprestado ao Vasco, Willie cede lugar a Dakson.

— O Vasco precisa reagir, e estou fazendo algumas mexidas no time. A maioria, por motivos técnicos — explicou Dorival Júnior.
Mais uma vez, os jogadores não vão se concentrar. Foi uma decisão tomada pelo grupo e assimilada tanto pela comissão técnica quanto pela diretoria. Segundo Dorival, todos estão se comportando profissionalmente, e não é por aí que devem ser feitas críticas ao desempenho do time.

— Todo o grupo está reagindo com profissionalismo. Temos problemas, sim, já que o time está sendo formado durante a competição, mas seria cômodo, para mim, arrumar desculpas por nossos problemas. Minha preocupação é acertar o time — disse.

Ao invés de ir para o confronto, o técnico preferiu o caminho do bom senso e do trabalho duro como forma de o Vasco voltar a encontrar o caminho das vitórias. Uma olhada na tabela dá ao treinador argumento forte para motivar seus jogadores e passar equilíbrio e tranquilidade em um momento delicado na competição.

— Não estávamos tranquilos quando o time estava na décima colocação e também não estamos agora na zona de rebaixamento. É desagradável? É. Mas lembro que uma olhada na tabela mostra que estamos a seis pontos do quinto colocado. Portanto, nossa situação não é tão ruim. Precisamos vencer e ter uma sequência. Mantendo a cabeça no lugar, logo as coisas melhoram. Espero que a recuperação comece contra o Vitória — disse Dorival.

Embora alguns torcedores tenham protestado ontem, a grande maioria só quer apoiar o time. Dorival Júnior diz que está tranquilo neste ponto.

Ele garante que o incentivo à equipe vai imperar como sempre em São Januário.

— A torcida apoia o time. Tenho certeza de que hoje não será diferente. Vamos contar com ela, que precisa receber também um retorno de dentro de campo — afirmou o técnico.

Mais do que nunca, a hora é de dever de casa cumprido.

VASCO: Michel Alves, Fágner, Jomar (Rafael Vaz), Cris e Yotún; Abuda ( Pedro Ken), Wendel, Juninho , Dakson e Marlone; André

VITÓRIA: Wilson, Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Magal, Michel, Renato Cajá e Marquinhos; Vander e Dinei.
 

Fonte: O Globo
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147