O Vasco viveu bom momento na temporada e chegou a sonhar com vaga na Libertadores do ano que vem, mas a queda de rendimento nos últimos dois meses afastou o time do objetivo. O mau desempenho defensivo é um dos pontos que ajudam a explicar o momento.
A defesa vascaína é a segunda pior do Campeonato Brasileiro, com 55 gols sofridos em 36 jogos. Só nas últimas seis rodadas, o Vasco tomou 14 gols. No sábado, foi vazado duas vezes no empate por 2 a 2 com o Atlético-GO. Os números refletem os erros do clube na janela do meio do ano.
Prioridade da diretoria, o tão sonhado zagueiro não foi contratado. Em aproximadamente dois meses, o Vasco fechou com seis reforços, todos do meio de campo para a frente. Único que poderia reforçar o setor de marcação, o volante Souza pouco foi utilizado e foi mal quando entrou.
O time sofreu gols em 15 dos 17 jogos disputados no returno até o momento. Só passou ileso nas vitórias sobre Fluminense (2 a 0) e Vitória (1 a 0). Ainda vai enfrentar Atlético-MG (casa) e Cuiabá (fora) no encerramento do campeonato.
Foram apenas duas vitórias nos últimos 10 jogos, além de cinco derrotas e três empates. Há cinco rodadas sem saber o que é vencer e com apenas um ponto conquistado neste período, o Vasco paga caro pelo mau investimento. Além da fragilidade defensiva, o ataque também não tem produzido.
Sem reforço para a zaga, o Vasco tem escalado João Victor e Léo como dupla titular, com Maicon como terceira opção. Lyncon, que se recupera de lesão, e Luiz Gustavo - ambos da base - são outras alternativas no elenco. Luiz atua pelo lado esquerdo e pode ser testado pelo treinador interino Felipe nas duas últimas rodadas do Brasileiro.
Busca por zagueiro continua
O clube coloca a contratação de um zagueiro como prioridade também para a temporada de 2025. O ge ouviu que é provável que o Vasco volte a procurar atletas que foram alvos na segunda janela. Lucas Oliveira, que pertence ao Cruzeiro e está emprestado ao Kyoto Sanga, do Japão, é um dos nomes avaliados.
Vários nomes foram procurados pelo Vasco em julho. Maurício Lemos (Atlético-MG), Rafael Tolói (Atalanta), Adryelson (à época no Lyon), Yerry Mina (Cagliari) e Luan Peres (então no Fenerbahçe). O clube chegou a fechar a contratação de Ian Glavinovich, do Newell's Old Boys, mas atraso no envio da documentação impediu o negócio com o time argentino.
O Vasco trabalha com uma lista de nomes que interessam à diretoria e iniciou contatos no mercado. O clube levanta dados sobre jogadores para depois abrir negociações com aqueles que se encaixarem no perfil técnico e financeiro.