Após conquistar duas vitórias consecutivas por 1 a 0, contra Flamengo e Avaí, o Vasco visita a Chapecoense neste sábado, às 21h (de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó (SC), em duelo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino tem a chance de enfim deixar a zona de rebaixamento, onde aparece com nove pontos, na 18ª colocação. Já a equipe catarinense precisa se recuperar da derrota por 2 a 0 diante do Palmeiras, que a deixou com 13 pontos, em décimo lugar.
Manter o embalo, é fundamental para o Vasco conseguir mais um triufo e a saída da zona de queda. Por isso mesmo, o técnico Celso Roth cobra uma atitude vencedora como visitante, condição na qual a equipe ainda não triunfou neste Brasileirão.
"Nós vamos enfrentar uma sequência de jogos fora de casa. Depois da Chapecoense, vem São Paulo (em Brasília) e Grêmio (em Porto Alegre). É importante a equipe seguir tendo uma postura vencedora. O Vasco está tendo humildade de competir. Sabemos que temos nossos problemas, mas não deixamos de brigar um único minuto pelo triunfo e isso foi determinante nos dois últimos jogos. Essa atitude vencedora precisa ser mantida", disse Roth.
Se planeja uma postura vencedora, o Vasco tem a exata noção dos problemas que vai encontrar. "Será um jogo muito disputado, na casa do adversário. A Chapecoense é muito forte jogando em seu campo e procura impor seu ritmo. O Vasco, porém, também precisa demais do resultado positivo pois, mesmo com as duas vitórias seguidas, ainda estamos bem longe de conseguirmos os nossos objetivos. Vamos trabalhar muito para que a partida seja positiva para o Vasco e que a gente consiga voltar com os três pontos", disse o volante argentino Pablo Guiñazu.
O Vasco terá mudanças para este jogo, e a zaga é um problema para Celso Roth. Rodrigo foi advertido com o terceiro cartão amarelo contra o Avaí e cumpre suspensão. Assim, o setor será todo reserva, uma vez que Luan está servindo à Seleção Brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos do Canadá. Dessa maneira, Aislan será o companheiro de Anderson Salles, que já vinha atuando. A boa notícia é o retorno do volante Serginho, que reaparece no posto de Lucas após cumprir suspensão. No meio, autor do gol salvador na quarta-feira, o argentino Emanuel Biancucchi pode ganhar a vaga de Jhon Cley.
Pelo lado da Chapecoense, o técnico Vinícius Eutrópio prega um time ofensivo em busca do triunfo. "O Vasco será mais uma pedreira e temos que ir a campo pensando em ganhar. Não podemos jogar recuados. Temos que partir para cima, mas com responsabilidade", disse Eutrópio.
Em termos de escalação, Eutrópio recebeu uma má notícia nesta sexta-feira: o volante Gil foi detectado com uma lesão grave na coxa direita e deverá ficar de fora por cerca de 30 dias. O possível substituto do jogador é Bruno Silva. O técnico alviverde deve entrar em campo de maneira mais ofensiva, abandonando o 4-2-3-1 e promovendo a entrada de Bruno Rangel para compor o ataque com Edmílson. Assim, Camilo ou Wagner perderão a vaga no meio-campo no time titular.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE X VASCO
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 4 de julho de 2015, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Márcio Eustáquio Santiago (MG)
CHAPECOENSE: Danilo, Apodi, Rafael Lima, Neto e Dener; Elicarlos, Bruno Silva, Cleber Santana e Camilo (Wagner); Edmílson e Bruno Rangel
Técnico: Vinícius Eutrópio
VASCO: Charles, Madson, Aislan, Anderson Salles e Christiano; Guiñazu, Serginho, Júnio César e Emanuel Biancucchi (Jhon Cley); Riascos e Gilberto
Técnico: Celso Roth