Rio de Janeiro (RJ) - Sem chances de conquistar o Campeonato Carioca, onde foi eliminado no final de semana, o Vasco vê a Copa do Brasil como sua única oportunidade de conquistar um título no primeiro semestre de 2008. E nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), em São Januário, o time recebe o Criciúma no jogo de ida das oitavas-de-final. A partida de volta acontece no dia 23, no interior catarinense.
Experiente, o técnico Antônio Lopes deixou a parte tática em segundo plano antes deste jogo contra o Criciúma. O treinador teve como principal missão levantar o astral do time após o time perder nos pênaltis para o Fluminense.
“Claro que todo mundo ficou triste aqui no Vasco, mas a equipe teve uma boa atuação e mostrou que pode jogar de igual para igual com qualquer time. E agora todos nós estamos focados em buscar este título da Copa do Brasil”, salientou o técnico cruzmaltino.
A grande novidade ficará por conta de Edmundo que, poupado devido ao desgaste no jogo contra o Fluminense, iniciará o jogo no banco de reservas. Jean, que chegou a ser descartado na segunda-feira depois de reclamar de dores musculares, treinou normalmente nesta terça e foi confirmado por Antônio Lopes como titular ao lado de Alan Kardec.
Antônio Lopes justificou a presença de Edmundo no banco de reservas pela ausência do meia Leandro Bomfim, vetado pelos médicos, e que será substituído pelo jovem Souza.
“A gente já tinha combinado que o Edmundo não fará mais do que um jogo por semana. E temos que louvar o espírito de grupo que ele está tendo. Ele vai ficar no banco porque perdemos o Leandro Bomfim e o próprio Edmundo se colocou à disposição para ficar no banco e ajudar se precisarmos”, avisou o treinador cruzmaltino.
E os olhos estarão voltados também para o lateral-esquerdo Pablo. Após uma boa atuação nos noventa minutos de sua estréia como profissional, o jogador acabou desperdiçando o pênalti que causou a eliminação do Vasco no Carioca.
“Estou tranquilo. Todo mundo aqui no Vasco conversou comigo e me deu força. Tive a infelicidade de perder, mas só perde quem está lá para bater. Agora é dar a volta por cima e continuar trabalhando para ajudar o Vasco”, comentou o jovem, de 19 anos.
Se o Vasco se volta exclusivamente para a Copa do Brasil, o Criciúma chega ao Rio de Janeiro com o pensamento dividido, afinal no próximo final de semana fará o jogo que pode lhe valer o título do segundo turno do Campeonato Catarinense. O time catarinense tem apenas uma dúvida. Recuperando-se de lesão, o meia Valdeir pode dar lugar a Marcelo Rosa.
O jogo será especial para o zagueiro Wescley. Revelado pelo Vasco, o jogador reencontra o ex-clube e o técnico Antônio Lopes, com quem ganhou os principais títulos de sua carreira.
“O destino vai fazer com que cruze com o clube e o treinador a quem devo muito na minha profissão. Em 2003, Lopes me deu a chance de ser campeão carioca pelo Vasco e um ano depois consegui minha ida para Europa. Em 2005, ele me trouxe de volta ao Brasil e fomos campeões brasileiros pelo Corinthians”, comentou Wescley.
FICHA TÉCNICA
VASCO-RJ X CRICIÚMA-SC
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de abril de 2008, quarta-feira
Horário: 19h30min (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Giovani Cesar Canzian e Danilo Ricardo Simon Manis (Ambos de SP)
VASCO: Tiago, Eduardo, Jorge Luiz e Vílson; Wagner Diniz, Jonílson, Souza, Morais e Pablo; Jean e Alan Kardec
Técnico: Antônio Lopes
CRICIÚMA: Zé Carlos; Reginaldo Araujo, Wescley, Cláudio Luiz e Emerson Avila; Basílio, Luís André, Marcelo Rosa (Valdeir) e Uendel; Jean Coral e Beto
Técnico: Leandro Machado