O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começou neste domingo e, se depender do Vasco, alunos da Barreira, comunidade localizada no entorno de São Januário, vão chegar preparados para a prova, que garante vaga em universidades Brasil afora.
Isso porque no último mês o clube se juntou ao projeto social "Rede Só Cria de Educação Popular" e cedeu parte da estrutura do colégio Vasco da Gama para aulas do curso pré-vestibular, voltado para moradores da Barreira.
O curso tem cerca de 15 alunos e antes funcionava na Associação de Moradores da Barreira do Vasco. "A gente dava as aulas competindo com o barulho. Quadro velho, manchado. Agora tem ar condicionado, data show, quadro novo, banheiros com mais estrutura, etc.", disse uma professora voluntária do projeto.
As aulas começaram em abril na comunidade e passaram a ser em São Januário em outubro, após acordo com o Vasco. O curso seguirá neste mês, em razão do segundo dia de provas do Enem e também da segunda fase do vestibular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
A "Rede Só Cria de Educação Popular" atua com cursos pré-vestibular na Favela da Rocinha e Barreira do Vasco, além do curso pré-encceja na Favela da FICAP, na Pavuna. O projeto, que conta com profissionais voluntários, tem tido dificuldades de encontrar professores de algumas disciplinas, como química e física - interessados podem entrar em contato pelas redes sociais clicando aqui.