A Bola de Cristal é uma ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG que analisa as estatísticas dos confrontos pelo Brasileirão, além de apontar as probabilidades de título, classificação para a Libertadores e a Copa Sul-Americana, e de rebaixamento de todos os clubes.
Entre os concorrentes diretos do Vasco, o América-MG é o clube que tem a segunda pior probabilidade de escapar do rebaixamento, com 73,2%. Seguem a lista o Coritiba (58,6%), o Bahia (48,3%), o Goiás (42,1%) e o Santos (39,7%).
Além dos times que possuem mais 30% de chances de serem rebaixados, a Bola de Cristal aponta duas equipes que estão vendo o perigo ainda distante, mas começam a ficar preocupadas. A probabilidade do Corinthians e o Atlético-MG de estarem entre as quatro últimas posições ao final da competição é de 12,8% e 13,8%, respectivamente.
A situação pode ficar ainda pior para a equipe treinada por Ramón Díaz, já que o Vasco é considerado o azarão para enfrentar o Grêmio, na próxima rodada do Brasileirão. Segundo a ferramenta do GLOBO, o clube carioca possui 26,29% de chances de vencer o confronto em São Januário, contra 49,07% do tricolor gaúcho. A probabilidade de empate é de 24,64%.