O Vasco dá o pontapé inicial nesta quarta-feira na sua tentativa de conquistar um título que ainda não tem em sua sala de troféus, o da Copa do Brasil. O primeiro adversário é o Comercial, da cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, equipe campeão do último Estadual. O duelo será realizado no estádio Morenão, às 21h50m de Brasília (20h50m local).
Depois de um início de ano horrível e da eliminação precoce na Taça Guanabara, PC Gusmão deixou o comando da equipe e Ricardo Gomes assumiu. O treinador conseguiu devolver a confiança aos jogadores, que venceram bem seus últimos dois compromissos, contra o Americano (3 a 0) e América (9 a 0). Se vencer o Comercial nesta quarta por dois ou mais gols de diferença, os cruzmaltinos eliminam o jogo da volta, em São Januário.
A partida terá transmissão ao vivo do canal SporTV 2 para o Rio de Janeiro. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro do jogo será Antonio Denival de Morais (PR). Ele será auxiliado por Rafael Trombeta e por Pedro Martinelli Chrtistino.
O que está em jogo
Comercial-MS: esta pode ser a partida mais importante do ano da equipe de Campo Grande, que disputará seu primeiro jogo oficial na temporada. Antes, venceu os quatro amistosos que disputou. A meta inicial do time é conseguir levar a disputa da vaga para o Rio de Janeiro, o que já seria considerado uma vitória. O grande trunfo é o fato de ser um grande mistério para o Vasco, que tem poucas informações sobre como joga a equipe.
Vasco: para o time cruzmaltino, além de manter o clima de tranquilidade, uma vitória daria mais moral para o início da Taça Rio. Caso consiga eliminar o jogo de volta, Ricardo Gomes ganhará mais tempo para treinar a equipe.
Escalações
Comercial-MS: o técnico Amarildo Carvalho tem algumas dúvidas para escalar a equipe, como, por exemplo, quem será o goleiro titular: Aldo e Rodolfo brigam pela camisa 1. A equipe deve entrar em campo com Aldo (Rodolfo), Robinho, Andrezão, Kanu e Amaral; Sérgio, Cláudio, Memé (Vagner) e Anderson; Thiago Martins e Aguiar.
Vasco: Ricardo Gomes não quis divulgar seus 11 titulares, mas disse que irá manter a base dos dois últimos jogos. A dúvida maior é qual será a dupla de volantes. É provável que Eduardo Costa retorne seu lugar depois de cumprir suspensão no Carioca. Fellipe Bastos e Romulo brigam pela outra vaga. A tendência é que o time jogue com Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Fellipe Bastos (Romulo), Felipe e Jeferson; Eder Luis e Marcel. Pela primeira vez o meia-atacante Bernardo ficará no banco de reservas.
Fique de olho
Comercial-MS: atacante de 27 anos, Thiago Martins é a referência no setor ofensivo do time. Ele, que jogou no Perugia, da Itália, também foi um dos destaques nos amistosos que a equipe fez antes desta estreia na Copa do Brasil.
Vasco: Felipe teve mais tempo para se preparar fisicamente por causa da eliminação do Vasco na Taça Guanabara e recebeu muitos elogios do treinador. A expectativa é de que o camisa 6 mostre um desempenho melhor do que nas primeiras partidas do ano.
O que eles disseram
Ricardo Gomes: \"Já respeitamos os times que nós conhecemos, os que são desconhecidos por nós, mais ainda. A preocupação maior nossa é manter o nível de rendimento da nossa equipe. Se fizermos isso, faremos um bom jogo. Existe uma expectativa grande, mas pressão nós encaramos diariamente em um clube grande. Se for para o segundo jogo, não será desastre. Desastre seria se não classificasse.\"
Amarildo Carvalho, técnico do Comercial-MS: \"O Vasco tem Felipe, Ramon, Fagner... uma série de grandes jogadores. O grupo é muito bom, nem adianta querer fazer marcação individual, por exemplo. Não podemos errar porque time grande não perdoa. Temos que entrar concentrados porque não pode haver o mínimo descuido.\"
Números e Curiosidades
* Esta será a terceira vez que Vasco e Comercial-MS se enfrentam na história. O primeiro jogo foi pelo Campeonato Brasileiro de 1973, quando houve um empate em 1 a 1, no estádio Pedro Pedrossian. Em 1978, os cariocas venceram um amistoso no mesmo estádio por 4 a 0.
* O Comercial-MS, em 1994, foi a equipe do Mato Grosso do Sul que conseguiu ir mais longe nesta competição. Após eliminar Paysandu e Kaburé-TO, o time foi eliminado nas quartas de final pelo Linhares-ES.
* Com exceção de 1994, nas outras cinco oportunidades que disputou a Copa do Brasil, o Comercial-MS foi eliminado logo na primeira fase.
Último confronto
O único jogo oficial que Vasco e Comercial-MS fizeram foi no Brasileiro de 1973, quando empataram em 1 a 1. Roberto Dinamite marcou o gol dos cruzmaltinos, e Gil igualou o placar. O time de São Januário entrou em campo com Andrada; Paulo César (Fidélis), Miguel, Renê e Alfinete; Alcir, Gaúcho e Ademir; Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Técnico: Mário Travaglini.