A partir da próxima quinta-feira, a bola começa a rolar na etapa nacional da Manchester United Premier Cup, o mais importante torneio sub-15 do país. No futebol globalizado de hoje, em que as equipes profissionais recorrem às categorias de base cada vez mais freqüentemente, uma competição como essa pode servir de porta de entrada para o time adulto.
Foi o que aconteceu com o meia-atacante Lulinha, que acaba de estrear no time profissional do Corinthians. O jogador foi artilheiro da etapa brasileira em 2004, quando o time paulista foi campeão, e, no ano seguinte, acabou eleito o melhor jogador da competição. Em março deste ano, Lulinha ajudou o Brasil a conquistar o título do Sul-Americano sub-17, no Equador, e se tornou o maior artilheiro da história do campeonato, com 12 gols.
No jogo contra o América pelo Campeonato Paulista de 2007, o lateral Everton acompanhou Lulinha e também estreou no time profissional do Corinthians. O jogador defendeu o Timão na Premier Cup em 2004.
Além de Lulinha e Everton, já disputaram a competição Diego, do Werder Bremen, Robinho, do Real Madrid, e Maicon, da Inter de Milão, entre outros. No exterior, Xavi, do Barcelona, Casillas, do Real Madrid, Fernando Torres, do Atlético de Madrid, e Mascherano, do Liverpool, já jogaram o torneio.
A edição 2007 da competição terá dez equipes jogando em São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Pão de Açúcar, São Caetano, Internacional, Grêmio, Figueirense e Atlético Paranaense) e oito no Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Sendas, Madureira, Vitória e CFZ). Os melhores de cada região lutam pelo título no dia 23, e o campeão vai representar o Brasil na final mundial, na Malásia, em julho.