Ao longo de sua história, o Vasco conquistou inúmeros títulos. Do remo ao futebol, passando por diversos esportes olímpicos, a tradição do clube da Colina é invejável e rara dentre os clubes no Brasil.
O início vitorioso com o remo, ainda no século XIX abriu caminho para a potência esportiva que o Vasco viria a se tornar. Em sua primeira participação na primeira divisão do Campeonato Carioca, em 1923, o clube cruzmaltino foi logo campeão, contando com jogadores negros e pobres, um insulto ao estilo inglês do futebol na época. No ano seguinte, se sagrou bicampeão. Mas foi na década de 40 que surgiu o mais vitorioso time do Vasco na história. O Expresso da Vitória, além de ter sido o primeiro campeão Sul-Americano invicto, no Chile, em 1948, ainda conquistou os cariocas de 45, 47, 49 e 50, tendo inclusive sido base para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo neste ano. O título de 50 também foi o primeiro no Maracanã.
Na década de 70, veio o primeiro Brasileiro, em 1974, já com a geração de Roberto Dinamite. Mais tarde, Bebeto e companhia garantiram o Brasileiro de 89. Mas foi na década de 90 o apogeu. Primeiro, o tricampeonato estadual (92/93/94), seguido pelo Brasileirão de Edmundo, o de 97, e as memoráveis conquistas de 2000: o quarto título brasileiro, e a Copa Mercosul, em uma virada histórica contra o Palmeiras.