A equipe mirim venceu o seu segundo desafio em sua segunda partida no Estadual de Basquetebol 2014. Dessa vez, o Vasco teve o seu primeiro clássico na temporada, contra a equipe do Fluminense, em São Januário, no Ginásio do Forninho.
O jogo
O Vasco teve domínio total da partida desde o primeiro quarto, quando já assumiu a frente do placar para não deixar ser ultrapassado em nenhum momento. As duas equipes estavam aparentemente nervosas, ainda mais por ser um clássico, mas o Vasco soube jogar bem com o conjunto que garantiu a vitória no ¼: 13 a 07.
A cada momento da partida o time de São Januário ia melhorando aos poucos. Mesmo cometendo alguns erros na bandeja e em lances livres, o Cruzmaltino aumentava cada vez mais a diferença e fechou o primeiro tempo em 26 a 13, ou seja, com o dobro de pontuação do tricolor.
A volta para a parte final da partida comprovou a superioridade do Vasco, com uma belíssima atuação do trio Gabriel, Thiaguinho e Caio (foto ao lado), o Vasco atropelou no ¾ por 17 a 10 e fechou com um placar total de 43 a 23.
A vitória já parecia estar garantida, e o Vasco acabou se acomodando no último quarto, o Fluminense chegou a fazer 8 a 0, diminuindo a diferença para 43 a 30, mas até que o time da Colina recebeu uma bronca do treinador David Gaglianone, acordou novamente para o jogo e conseguiu chegar aos 51 pontos, sofrendo mais 1 do Fluminense, que fechou o placar em Vasco 51 x 31 Fluminense.
A partida provou que o Vasco - que tem como base nesse time mirim, a equipe bicampeã com o pré-mirim - vem com tudo para buscar o campeonato da categoria que não vem para a Colina desde 2003, ou seja, há 11 anos.
A palavra do treinador David Gaglianone
Com exclusividade para o CRVG – Em Todos os Esportes, o treinador David Gaglianone comentou sobre a partida e demonstrou satisfação com o desempenho dos seus comandados.
- Acho que foi um bom teste para a equipe e ficou melhor ainda com a vitória. Apesar do grande erro de bandejas, com Gabriel, Daniel e João Pedro, e lances livres. Mas isso eu acho que tem a ver com o nervosismo do clássico. Mais mais uma vez a equipe mostrou um bom conjunto e soube jogar na frente do placar. Como pontos positivos foi a participação do Gabriel, que fez 20 pontos, Caio e Thiago. Apesar do Ricardo não ter jogado, pois estava passando mal desde quinta, a equipe se mostrou forte nos rebotes e saiu em velocidade no contra-ataque, o que tem sido um ponto forte da equipe. Gostei do jogo apesar dos erros, serviu muito para os garotos perceberem que têm equipes fortes no campeonato. Valeu muito pela vitoria e continuar treinando para os próximos jogos – analisou o professor.
Os cestinhas do Vasco na partida:
Gabriel, 20 pontos; Caio, 11 pontos; Thiaguinho, 11 pontos; João Pedro, 4 pontos; Ramon, 3 pontos e Danielzinho, 2 pontos.
Atletas do Vasco na partida contra o Fluminense
Começaram jogando: 5. Gabriel, 7. Danielzinho, 10. Thiaguinho, 11. Filipi Zaphiro e 12. Ian; Entraram durante a partida: 4. Caio, 6. João Pedro, 8. Gustavo Martins e 9. Ramon; Também foram relacionados: 13. Ricardo, 14. Gustavo da Silva e 15. Igor Alves.
Situação no campeonato
Com mais essa vitória, o Vasco segue como líder do Estadual Sub-13, com 4 pontos, mesma pontuação do Flamengo. O time de São Januário leva a vantagem no saldo, no qual em dois jogos o Vasco tem 112, contra 71 do rival rubro-negro. O próximo adversário do Gigante da Colina é a ABEQT, que já perdeu para o Fluminense na primeira rodada. O jogo será no ginásio do Clube Comary, em Teresópolis.
Confira os jogos do Vasco no Estadual Sub-13 de Basquete:
23/03 - Vasco da Gama 111 x 19 Central (local: São Januário)
30/03 - Vasco da Gama 51 x 31 Fluminense (local: São Januário)
13/04 - 10h: ABEQT x Vasco da Gama (local: Clube Comary, em Teresópolis)
27/04 - 9h: Vasco da Gama x Tijuca (local: São Januário)
03/05 - 13h: Municipal x Vasco da Gama (local: Club Municipal)
18/05 - 9h: Vasco da Gama x Flamengo (local: São Januário)
25/05 - 9:30h: ABIG x Vasco da Gama (local: Jequiá Iate Clube)
01/06 - 9h: Vasco da Gama x Botafogo (local: São Januário)
06/07 - 9:30h: Central x Vasco da Gama (local: Corpo de Bombeiros de Charitas, em Niterói)
13/07 - 9h: Fluminense x Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
27/07 - 10h: Vasco da Gama x ABEQT (local: São Januário)
02/08 - 14h: Tijuca x Vasco da Gama (local: Tijuca Tênis Clube)
17/08 - 9h: Vasco da Gama x Municipal (local: São Januário)
23/08 - 11h: Flamengo x Vasco da Gama (local: Gávea)
31/08 - 9h: Vasco da Gama x ABIG (local: São Januário)
14/09 - 9h: Botafogo x Vasco da Gama (local: General Severiano)
Por: Raphael Caminha – caminharaphael@gmail.com