O Vasco, com seu elenco formado basicamente por jovens - até então - desconhecidos, não deve sofrer com a janela de transferências. O único jogador já oficialmente procurado pelo futebol europeu foi o lateral-esquerdo Ramon, que recusou a proposta de um clube da Rússia.
Por outro lado, o Gigante da Colina pode, com a reabertura da janela de transferências, finalmente contar com o atacante Aloísio. O jogador, de 34 anos, chegou em maio, após desligar-se do Al Rayyan, do Qatar. Como a janela estava fechada no período, o Cruzmaltino preferiu não entrar na Justiça para inscrevê-lo antes.
Quatro jogadores deixaram o clube no mês passado: o volante Bruno Gallo, o atacante Faioli, ambos para Portugal, o meia Fernandinho, rumo ao Japão, e o meia Léo Lima, que foi para o Goiás. Todos, porém, tiveram rompimento amigável de seus vínculos, pois não vinham sendo aproveitados e a diretoria procura enxugar o elenco.
O problema do Vasco é que, como boa parte de seus atletas chegou para esta temporada por empréstimo, fica vulnerável ao assédio externo, pois pode ter que acatar a vontade do clube detentor dos direitos sobre os jogadores, apesar das cláusulas contratuais de prioridade.
COMO É: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Souza e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Elton.
O time do Vasco não é o mesmo que fez um bom Campeonato Carioca e foi semifinalista da Copa do Brasil não devido a janela de transferências, mas sim aos diversos problemas com lesão - como, por exemplo, os que afastaram o goleiro Tiago, o zagueiro Fernando, o meia Jeferson e o atacante Rodrigo Pimpão, todos titulares até se lesionarem.
Neste segundo semestre - mais especificamente desde o início da Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe-base é a que está acima, com três volantes no meio-de-campo. Alguns jogadores perderem espaço, como o meia Léo Lima, que de titular acabou dispensado. Mas foi basicamente com esta formação que o time superou a sequência de seis jogos sem vencer na competição - Carlos Alberto não atuou durante quase todo o mês de julho devido a problemas contratuais e um auspensão imposta pelo STJD.
A mudança que a abertura da janela em agosto pode causar no time titular do Vasco é a efetivação do atacante Aloísio como titular.
DESEMPENHO:
O Vasco iniciou a Série B do Campeonato Brasileiro com três vitórias e alcançou o primeiro lugar da competição. Porém, o time, que ainda disputava a Copa do Brasil, acabou enfrentando uma sequência de seis jogos sem vencer - uma derrota e cinco empates -, caindo para o oitavo lugar.
Porém, o time se recuperou e, das últimas seis partidas que disputou, ganhou cinco e perdeu uma, retornando ao G4, atualmente como vice-líder. O Gigante da Colina tem 64,4% de aproveitamento na Segunda Divisão. São oito vitórias, cinco empates e duas derrotas. A equipe tem ainda a melhor defesa da competição, com oito gols sofridos.
QUEM PODE SAIR:
Ramon (lateral-esquerdo) - o jogador já foi procurado pelo futebol europeu e foi sondado pelo Corinthians.
Edgar (atacante) - o jogador não vem sendo aproveitado e tem sondagens do futebol árabe.
QUEM PODE CHEGAR:
O clube não tem nenhum nome atualmente em vista, mas a diretoria diz que o Vasco está atento ao mercado e pode fazer contratações se julgar o negócio interessante.