Superação. Esta é a palavra exata para definir o sentimento de Vasco e América para o confronto desta quinta-feira, em São Januário, pela sexta rodada da Taça Rio - segundo turno do Campeonato Carioca. O Vasco tenta juntar os cacos depois da derrota por 2 a 1 para o Fluminense, enquanto o América ainda luta para fugir do fantasma do rebaixamento.
Para evitar que uma crise se instale em São Januário, garantir a classificação e ficar em paz com a torcida, o Gigante da Colina precisa eliminar o Diabo dentro de seus domínios. Mas a derrota pode decretar a ida do América ao inferno, já que o time soma apenas seis pontos e é o último colocado do Campeonato Carioca na pontuação geral - os dois times de pior campanha vão para a Segunda Divisão.
Apesar da situação complicada do time rubro, o discurso na Colina Histórica é de respeito ao rival. Até porque a última vitória sobre o adversário no Estadual aconteceu há quatro anos. Para o volante Beto, o Vasco terá que entrar com muita cautela para não ser surpreendido:
- Não existe partida fácil. O América deve jogar fechado e a torcida pressionará nosso time pelo resultado positivo. Por isso, não podemos bobear nesta partida - disse o jogador de 32 anos.
A única dúvida de Alfredo Sampaio é a escalação do camisa 98 Morais. O jogador sentiu dores na coxa esquerda e não foi confirmado para a partida. Caso o apoiador fique fora de combate, Alex Teixeira deve começar a partida como titular.
Quem também tem incertezas é o técnico do América, Gaúcho. Élton e Elvis disputam vaga no meio-de-canpo enquanto Marco Brito e Osmar aguardam para saber quem será o dono da camisa 9.
- Teremos um jogo dificílimo. O Vasco tem qualidades muito boas. Vamos jogar contra um adversário difícil, mas temos de tentar a vitória. Não vou jogar pelo empate, mas trazendo um ponto de lá, já estará de bom tamanho - afirmou.
FICHA TÉCNICA: VASCO X AMÉRICA
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 27/3/2008 - 19h30min (de Brasília)
Árbitro: Nilton Feitosa do Nascimento (RJ)
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Marcos Antonio Santos (RJ)
VASCO: Tiago, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Calisto; Jonílson, Beto, Leandro Bomfim, Morais (Alex Teixeira); Edmundo e Alan Kardec. Técnico: Alfredo Sampaio.
AMÉRICA: Paulo Vitor, Bruno Carvalho, Wesley, Ze Carlos e Messias; Everson, Rodrigo, Élton (Elvis) e Fábio Augusto; Magno e Marco Brito (Osmar). Técnico: Gaúcho.