Para Vasco e Corinthians, o Campeonato Brasileiro começa novamente neste domingo, às 16h, em São Januário, quando as duas equipes entrarem em campo para se enfrentar. Garantido na final da Copa do Brasil, o time carioca agora pode se concentrar somente no torneio nacional. Já os paulistas conseguriam esquecer a Libertadores e promovem a estréia do técnico Geninho, que institui o esquema tático 3-5-2.
A principal novidade na partida deste domingo será a presença do técnico Geninho no comando da equipe corintiana. O treinador, que já teve passagem pelo clube paulista em 2003, foi o escolhido para levantar a equipe após a desastrosa eliminação na Copa Libertadores da América.
A primeira providência tomada pelo novo treinador foi a de recuar o volante Marcelo Mattos para a zaga, colocando o jogador na função de líbero. Dessa forma, Marcelo apoiará Xavier no meio-campo e dará cobertura ao prováveis zagueiros titulares Marcus Vinícius e Sebá, que terão também de cobrir as subidas dos laterais Edson e Gustavo Nery.
A nova formação conta com o apoio do volante corintiano. \"Usar três zagueiros ajuda a segurar atrás a tomarmos menos gols. Assim, o setor ofensivo fica livre para fazer seu trabalho. Mas quem for jogar no meio-campo terá que marcar bastante, para facilitar o trabalho da defesa. Antes eu tinha que cobrir mais os laterais. Agora vou ficar na sobra dos zagueiros, o que eu prefiro\".
Convocados para a Copa do Mundo da Alemanha, Tevez, Mascherano e Ricardinho serão os principais desfalques do Corinthians. No meio-campo, Roger fica com a vaga e formará dupla criativa com Carlos Alberto. No ataque, Nilmar está confirmado, assim como Rafael Moura, autor dos dois gols da equipe na vitória por 2 x 1 sobre o Paraná, na rodada passada.
Na partida deste domingo, o Vasco poderá alcançar uma marca história, porém negativa. Presente em todas as edições de Campeonato Brasileiro - a primeira aconteceu em 1971 -, o clube carioca já sofreu ao todo 997 gols. Com isso, caso o Corinthians balance a rede três vezes, o Gigante da Colina se tornará a primeira equipe a sofrer mil gols pelo torneio Nacional.
Com a recente classificação para a final da Copa do Brasil, obtida na última quarta-feira com um empate por 1 x 1 com o Fluminense, no Maracanã, o técnico Renato Gaúcho não poupará os seus titulares, já que os confrontos finais acontecerão após o Mundial da Alemanha.
Animado com a boa fase do time carioca, o lateral Cássio manda um recado para os corintianos: em São Januário, quem manda é o Vasco. \"O Corinthians é um excelente time, com grandes jogadores e motivado pela estréia de um novo técnico. Mas estamos na nossa casa e precisamos somar os pontos necessários. Temos que vencer\", salientou, em entrevista à Rádio Brasil.