No último dia 18 de março, A CBF atualizou a lista dos clubes que possuem o Certificado de Clube Formador (CCF), título que dá direito à entidade a pleitear indenização pela formação de atletas. Nessa lista, alguns clubes tradicionais como Vasco e Corinthians acabaram ficando de fora.
Diante disso, segundo o GE no caso do Vasco, o clube ficou de fora devido a uma pendência da renovação de uma certidão emitida pelo Corpo de Bombeiros, que passou a ser exigida posteriormente ao acidente que matou 10 crianças no Ninho do Urubu.
O CCF tem duração de um ano, e anteriormente a responsabilidade de concedê-lo aos clubes era das federações locais junto à CBF. Já a certidão emitida pelo Bombeiro, é válida por três anos. No entanto, a Ferj aceitava protocolo contendo informações de que o clube havia dado entrada no processo de obtenção da mesma. Por outro lado, a CBF não aceita.
O Vasco espera ter sua certidão renovada pelo Corpo de Bombeiros já em abril. A CBF esclareceu que o processo de reintegração à lista dos clubes com CCF pode se dar em semanas. Para isso, basta regularizar sua situação e se enquadrar nos procedimentos, critérios e diretrizes para certificação de clube formador.
Atualmente, fora da lista o cruzmaltino não pode registrar contratos novos de formação com atletas no momento. Até pode-se firmar vínculo com jovens jogadores, mas, com a pendência, a regularização do contrato de formação cai em exigência.