Futebol

Vasco e Cruzeiro reclamam da arbitragem em reunião na CBF

O Vasco mandou nesta segunda-feira representantes à sede da CBF, no Rio, para oficializar a reclamação quanto à arbitragem de André Luiz de Freitas Castro e conferir o áudio e o vídeo do VAR no empate de domingo com o Cruzeiro.

Na sede da entidade, na Barra da Tijuca, o 1º vice geral do Vasco, Carlos Roberto Osório, e o vice jurídico, Zeca Bulhões, encontraram três dirigentes do Cruzeiro que também foram à CBF para reclamar do árbitro.

Por decisão do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, a reunião foi conjunta. Nela, foram debatidos especialmente dois lances. O Vasco confirmou que o gol de Daniel Amorim foi anulado por uma decisão do árbitro em campo (mão de Gabriel Pec no começo do lance). O clube acredita que foi prejudicado.

- O Vasco não vai deixar passar nada. Vai à CBF se posicionar sempre. Na nossa visão, o Vasco foi prejudicado mais uma vez. Ficou esclarecido, como mostram o áudio e o vídeo, que a marcação foi do campo. Existiu a percepção de mão do Pec desde o começo do lance, o árbitro fala e pergunta ao auxiliar, que afirma ter achado que houve toque dos dois (inclusive do zagueiro Ramon). Depois, o VAR confirma a marcação. Como não houve divergência com o assinalado no campo, o protocolo indica que o árbitro não precisa rever o lance no monitor. Mas, no nosso entender, a imagem não é conclusiva. O corte da imagem é frontal, o melhor seria um do fundo do campo. Gaciba chegou a falar que a rotação da bola mudou, mas não dá para perceber isso, na minha visão. O gol foi anulado incorretamente - disse Osório.

Recentemente, o Vasco foi prejudicado por uma decisão equivocada no empate com o Brasil-RS. Um gol de Daniel Amorim foi anulado por impedimento inexistente. Na ocasião, por falta de um ângulo melhor, o VAR não conseguiu traçar a linha. A direção carioca chegou a pedir à CBF a retirada do VAR do campeonato e a impugnação da partida no STJD. Posteriormente, a CBF anunciou o aumento no número mínimo de câmeras nos jogos.

Na Copa do Brasil, o Vasco também reclamou. Alexandre Pássaro, diretor executivo de futebol, na ocasião, chegou a listar cinco lances.

Na CBF, o Cruzeiro foi representado por Ricardo Rocha (diretor técnico), André Argolo (diretor executivo de esportes) e Flávio Boson (superintendente jurídico). A principal reclamação foi, na visão do time mineiro, o pênalti cometido por Marquinhos Gabriel em Adriano, igualmente no segundo tempo. O árbitro nada marcou.

A revisão das imagens revelou que o VAR checou o lance, porém, entendeu que a falta reclamada ocorreu antes de o escanteio ser cobrado e a bola estar em disputa.

O empate de domingo foi ruim para os dois times. Em 9º lugar, o Vasco soma 34 pontos na Série B. O Cruzeiro é o 13º, com 31.

 

Foto: Reprodução Dirigentes de Vasco e Cruzeiro estiveram na CBF
Dirigentes de Vasco e Cruzeiro estiveram na CBF

Fonte: ge
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160