Vasco e Flamengo medem forças nesta segunda-feira (05), às 20h (de Brasília), no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O time da Colina chega ao clássico em seu pior momento no ano: não vence há sete jogos e se encontra mergulhado na zona de rebaixamento. O da Gávea, por sua vez, entra em campo com o astral renovado após eliminar o Fluminense na Copa do Brasil.
Com apenas uma vitória em oito jogos no Campeonato Brasileiro, o Vasco vive seu momento mais conturbado na temporada. Já são quase dois meses sem vencer e, após a derrota para o Fortaleza na última rodada, afundou na zona de rebaixamento, passando a frequentar a penúltima colocação. A situação piorou ainda mais, na última semana, com os protestos dos torcedores em frente ao CT Moacyr Barbosa e as recentes polêmicas em relação à gestão da SAF.
Dessa vez, o Cruzmaltino não tem escapatória. Precisa vencer, não só para sair do Z-4, mas para recuperar a confiança com a torcida. Vencer um Clássico dos Milhões será o começo para fugir da crise e, para isso, Barbieri poderá escolher uma formação diferente. Pressionado por bons resultados na competição, o técnico estuda entrar com três zagueiros na partida – para dar mais movimentação aos laterais – e Orellano no lugar de Gabriel Pec. Além disso, Alex Teixeira pode voltar a ser o titular da ponta-esquerda, função que vinha sendo desempenhada por Figueiredo nos últimos jogos.
Vencer o maior rival não será fácil. O Flamengo conta com um meio-campo mais qualificado e jogadores que podem “desequilibrar” o jogo, características que, hoje, o Vasco não possui. O time de Maurício Barbieri terá que fazer uma partida quase perfeita para anular o Rubro-Negro e sair com a vitória no Maracanã. O Gigante da Colina ainda não venceu como mandante no Brasileirão, fato que gerou insatisfação no diretor executivo Paulo Bracks em sua última coletiva.
Se o Vasco precisa vencer para se afastar da zona de rebaixamento, o Flamengo necessita para virar a chave de vez em 2023. Depois de consecutivos fracassos desde janeiro, o Rubro-Negro conseguiu eliminar o Fluminense de Diniz na Copa do Brasil e agora vislumbra voos mais altos. Um outro triunfo sobre um rival elevaria ainda mais a confiança do time da Gávea, além de o deixar próximo ao G4.
Porém, a irregularidade é um dos pontos fracos da equipe de Sampaoli. Apresentou bons lampejos em alguns recentes jogos, mas ainda não conseguiu ser constante, o que precisará ser na semana decisiva que terá pela frente. Depois de bater o Flu e encarar o Vasco nesta segunda-feira, o Flamengo ainda terá confronto decisivo diante do Racing, na próxima quinta, pela Libertadores.
Para o duelo contra o Cruzmaltino, há chances do técnico argentino poupar alguns jogadores desgastados. Léo Pereira é desfalque e Gabigol, que não participou das atividades neste último domingo, será reavaliado durante o último treino no Ninho do Urubu para saber se tem condições de ir a campo. Pedro, que não atou contra o Fluminense, deve voltar ao time titular.
Este será o quarto Clássico dos Milhões no ano. Até aqui, o Vasco ganhou uma, na Taça Guanabara, e o Flamengo duas, ambas