Vasco e Fluminense estrearão no Campeonato Carioca realizando, logo na abertura, o Clássico dos Gigantes, às 17h deste domingo (29), no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. O Gigante da Colina manteve a base da equipe que conquistou o acesso à Série A do Brasileiro no ano passado, mas agora, sob o comando de Cristóvão Borges. O Tricolor, por sua vez, passou por drásticas mudanças no elenco, comissão técnica e até na presidência.
Já foram realizados 296 confrontos entre ambos, em quase 100 anos de história. O Cruzmaltino leva vantagem, com 106 vitórias, contra 99 do Flu. 91 empates fecham a conta. No último encontro, o Vasco venceu por 1 a 0, em 17 de abril do ano passado - partida válida também pelo Estadual do Rio de Janeiro.
Após Florida Cup, Cristóvão tem primeiro compromisso oficial
Passada a pré-temporada, o Vasco enfim terá sua primeira partida oficial sob o comando do técnico Cristóvão Borges, que assumiu após a queda de Jorginho ao final do Campeonato Brasileiro da Série B de 2016. A base do elenco cruzmaltino foi mantida, com poucas saídas e apenas três reforços - Escudero, Muriqui e Wagner. Cristóvão, porém, acredita na força do grupo e nos duelos por posições que foram formados, ressaltando a preparação que foi realizada fora do Brasil.
- A equipe que comecei a treinar no Brasil não foi a mesma que iniciou a Florida Cup. Mesmo lá, começamos de um jeito e terminamos de outro. Além disso, vamos começar o campeonato de uma forma diferente. Estou procurando dar oportunidade para todos. Ainda não dei para todos, mas já consegui colocar a maioria para jogar. Todos precisam ter a chance de brigar por posição no time. A disputa entre o Alan e o Henrique, por exemplo, é muito boa, pois são atletas que se equivalem em melhor nível. Quero que isso ocorra em todas as posições, pois precisamos de um grupo de qualidade. Sobre o tricampeonato, é um objetivo nosso. Estamos pensando nessa possibilidade desde o início da pré-temporada - falou.
Técnico na última conquista, Abel quer quebrar jejum no Flu
Das quatro equipes de maior investimento que disputam o Campeonato Carioca, o Fluminense é a que não levanta a taça há mais tempo. A última vez foi em 2012, também sob o comando de Abel Braga - que naquele ano venceu ainda o Campeonato Brasileiro. Desde então, Flamengo, Vasco e Botafogo venceram. Para o Estadual deste ano, o Flu entra com um elenco remodelado, acreditando principalmente no potencial do treinador.
- Vamos tentar quebrar este jejum. O Flu tem tradição, tem que disputar. Basta ganhar um ou dois jogos que o torcedor empolga bastante. Basta um bom resultado no domingo para elevar o nosso psicológico, que vai ficar muito mais forte. É um jogo que sabemos que o Vasco vai marcar alto. É característica do Cristóvão Borges. Vamos fazer meia-pressão. Vai ser um jogo disputado. Clássico é aquilo: um detalhe - falou Abel.
A partida
Vasco x Fluminense - Campeonato Carioca, 1ª rodada (Taça Guanabara) - 29/01/2017 às 17h
Estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro - RJ)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
Vasco: Martín Silva; Yago Pikachu, Rodrigo, Luan e Henrique; Julio dos Santos, Andrezinho, Escudero e Nenê; Éder Luis e Thalles. Técnico: Cristóvão Borges.
Fluminense: Diego Cavalieri; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Douglas, Orejuela, Gustavo Scarpa e Sornoza; Henrique Dourado e Wellington Silva. Técnico: Abel Braga.